Se existisse uma lista de alimentos unanimidade entre os mineiros, é bem provável que o pão de queijo estivesse no topo da lista. Difícil encontrar alguém que não se renda à iguaria, cuja origem remonta às cozinhas das Minas Gerais do período colonial no Brasil. O que não faltam são oportunidades para apreciar esta iguaria, mas, neste domingo, 17 de agosto, quando é celebrado o Dia do Pão de Queijo, o jornal O TEMPO selecionou algumas receitas mais “diferentonas” feitas a partir da massa original. Confira!
-
Pão de queijo de bolo
Na Polvilha, por exemplo, o pão de queijo ganha formato de bolo. “Em casa de mineiro você sempre é recebido com o combo café + bolo + pão de queijo, então por que não juntar bolo + pão de queijo em uma receita só?”, provoca Fabi Martins.
Segundo a proprietária, a diferença está no fermento, ingrediente que não entra na receita original. “Já os outros ingredientes são os mesmos, até o processo de escaldo, e eu uso uma mistura das receitas de pão de queijo das minhas avós”, comenta.
Por lá, o cliente pode escolher entre os sabores tradicional, doce de leite, goiabada-cascão, linguiça artesanal, doce de jabuticaba e lombo defumado. “Uso um queijo minas artesanal que termino de curar em casa, bem sequinho mesmo. Também um queijo tipo parmesão que vem da cidade de Peçanha”, detalha Fabi.
Uma publicação compartilhada por Polvilha - delícias & delírios (@polvilha.bh)
-
Waffle em formato de pão de queijo
Já no Zuzunely, o pão de queijo vem em forma de wafle. A receita foi desenvolvia pela chef Bruna Haddad manteve a base original, mas deu um toque menos convencional na apresentação. “Esse formado conversa muito bem com a tradição dos brunches e valoriza casquinha por toda a superfície. Além disso, cria buraquinhos perfeitos para receber recheios, pastas e acompanhamentos”, defende.
Para produzir a iguaria, ela usa queijo minas meia-cura da região do Cerrado Mineiro. “O queijo é feito com leite cru, coalho, sal e o tradicional pingo (fermento natural)”, explica. Dos mais pedidos, Mariana (chutney de tomates, lombinho artesanal defumado e cream cheese) é campeão de vendas.
Uma publicação compartilhada por ZUZUNELY - por chef Bruna Haddad (@zuzunely_)
-
Sanduíche de pão de queijo
Na Pão de Queijaria, a iguaria ganha formato de sanduíche. Com recheios variados, o queridinho entre os clientes é o Chovinista, que leva com costelinha de porco desfiada, bacon, couve frita e queijo minas gratinado.
“É o único recheado que está presente no cardápio desde nossa inauguração, em janeiro de 2014. Costumo dizer que Minas está toda aqui dentro”, brinca o proprietário Paulo Lassi.
Para a produção dos lanches, são usados queijos das regiões da Serra da Canastra, Serra do Salitre, Serro e Cerrado. “Além disso, fazemos um rodízio com queijos de outras regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal”, explica. Além dos sanduíches, também são vendidos waffle, crouton e sorvete de pão de queijo
-
Massa de pizza de pão de queijo
A marca Iguarias de Minas decidiu usar a base de pão de queijo para preparar pizza. Nada mais justo, portanto, que dar a ela o nome de Bandeira das Gerais (já que, ao inverter uma fatia de pizza, ela se assemelha ao triângulo vermelho da nossa flâmula).
A massa foi criada para o Festival da Quitanda 2024, em Congonhas, e precisa só de alguns ajustes para chegar ao consumidor final – que deve acontecer em setembro, garante a proprietária Juliana Machado.
“Queríamos apresentar algo inovador para os nossos clientes, mas que ainda mantivesse as raízes fincadas. Por isso, resolvemos ‘mineirizar’ a pizza, utilizando a massa de pão de queijo na base da fatia. Com isso, acabamos homenageando também a bandeira de Minas Gerais, por conta do formato”, afirma.
Estarão disponíveis dois recheios: uma releitura da tradicional margherita (feita com queijo da Serra da Canastra, tomate seco e pesto de manjericão) e uma de linguiça artesanal defumada e queijo minas. “Para a produção da pizza, utilizamos a mesma massa do nosso pão de queijo tradicional, feita a partir do queijo Canastra e queijo parmesão. Só precisamos adaptar o formato”, explica Juliana.
-
Baroa na massa do pão de queijo
No Minas Demais, o pão de queijo ganha um ingrediente especial: a baroa. Também conhecida como mandioquinha, o tubérculo vai ralado e confere uma textura mais densa à iguaria.
“Com isso, o pão de queijo fica mais cascudinho, parece massudo, mas não é pesado”, explica Leandro Dornas, proprietário do estabelecimento. Na massa, Dornas mistura ovo, leite, manteiga, sal, polvilho doce e azedo e muito queijo.
No cardápio do No Minas Demais, o pão de queijo aparece também na versão frita e recheada com linguiça, lombo, bacon, carne de lata, peperoni, requeijão de raspa, carne cozida, goiabada, doce de leite e o próprio queijo.
Uma publicação compartilhada por Minas Demais - Restaurante Empório (@minas_demais)
SERVIÇO
A Pão de Queijaria. Rua Antônio de Albuquerque, 856 Funcionários. Instagram: @apaodequeijaria
Iguarias de Minas. Pedidos no Instagram @iguariasdeminasoficial e (31) 97534-5528.
Minas Demais. Avenida dos Bandeirantes, 1.725, loja 2, Anchieta. Instagram: @minas_demais
Polvilha. Rua Oeste, 465, Calafate. Instagram: @polvilha.bh
Zuzunely. Rua Araguari, 1.000, Santo Agostinho. Instagram: @Zuzunely