Depois de cinco anos, o McFish retornou oficialmente ao cardápio da rede de fast food McDonald's nesta terça-feira, 6, após a venda antecipada pelo app do Méqui. O sanduíche de peixe empanado com queijo cheddar e molho tártaro, que conquistou uma legião de fãs no país inteiro, voltou após esse longo período por meio uma força tarefa: foram muitos pedidos, comentários, posts e até um perfil todinho pedindo a sua volta, o @voltamcfish, criado por Marcelo Maia e Fred Sabbag, fãs do sanduíche de longa data.
"Eu gostei muito, afinal foi uma rede gigantesca notou um grupo de pessoas que estava pedindo pelo McFish. Apesar da demanda baixa, foi uma prova de que há pessoas que gostam do sanduíche", contou Fred Sabbag.
O diretor de marketing do McDonald’s, Sergio Eleutério, disse com exclusividade para O TEMPO que o movimento do retorno McFish foi pensado e estruturado por cerca de 6 meses. "Estávamos entendendo a movimentação das redes sociais, monitorando dados de consumo internacional e o comportamento dos brasileiros. Com isso, entendemos que ele é um produto com potencial de edições especiais e sazonais e por isso trouxemos ele de volta", contou.
Ele ainda comentou sobre a base de fãs do sanduíche e o movimento do @voltamcfish. "O sanduíche tem uma base de fãs muito poderosa que movimentou as redes sociais para conseguir a volta do sanduíche. A partir de estudos, entendemos que ele tem potencial para edições limitadas, que criam experiências memoráveis e nos aproximam ainda mais de nossos clientes", explica. "Identificamos que a comunidade de fãs estava crescendo e cada vez mais ativa, com perfis como o @voltamcfish trabalhando ativamente essa comunidade, que esse era o momento ideal para o retorno", completa.
Ainda de acordo com ele, as vendas antecipadas ultrapassaram 10% do volume total previsto para a campanha. Com esse retorno, a possibilidade do sanduíche voltar a ser fixo no menu não é totalmente descartada. "Nosso monitoramento nos mede performance antes de entrar no cardápio, conseguimos saber quantos restaurantes venderam e como está a performance do item versus os demais. Nossa busca é entender realmente o consumidor e entregar o que ele deseja. E nesse último ano essa jornada digital avançou. E o McFish coroa bastante esse
momento especial digital, em que podemos usar os dados e fazer uma venda antecipada", explica.
Com tantos fãs e sucesso no período da venda antecipada, fãs já imaginam a possibilidade do McFish ficar de uma vez no cardápio a partir de agora, mas, como explicou o gerente de marketing, a resposta, por enquanto, é não. "O McFish está de volta enquanto durarem os estoques e os clientes devem ficar ligados nos nossos canais oficiais para sempre ficar por dentro das novidades", adiantou Sergio Eleutério.
Novidades
Uma das principais críticas dos fãs do McFish era a meia fatia de queijo. Nesse relançamento o lanche ganhou uma fatia inteira de queijo cheddar. "Sim, este ano o McFish ganhou uma fatia inteira de queijo sabor cheddar. Esse ajuste foi feito porque testamos todos os produtos e entendemos que, desta forma, o sanduíche fica mais gostoso", disse o gerente de marketing.
Outra novidade é o McFish Duplo, com dois filés de peixe e queijo entre eles que, além do picles e do molho tártaro. "O pão agora é celado e não mais no vapor. Isso muda mais a textura do que o sabor", disse Fred Sabbag quando experimentou o lanche logo no início do retorno. Ele também comentou sobre a novidade, a versão dupla, mas sem muito entusiasmo. "Eu acho que o gostoso do McFish é ele ser um sanduíche simples pequeno, sabe?", disse.
Para quem ainda não sabe, o filé de peixe empanado que recheia o sanduíche é da espécie Polaca, proveniente do Alasca, e tem origem responsável, certificada pelo selo Marine Stewardship Council (MSC), que garante que a fonte do peixe seja sustentável, "ou seja, evitando a sobrepesca, para que a sua população possa reproduzir-se de forma adequada, renovando-se de maneira contínua, permanecendo produtiva e saudável", explica Sergio Eleutério.
Leia a entrevista completa com o diretor de Marketing do McDonald’s, Sergio Eleutério
O engajamento dos fãs do McFish surpreendeu vocês? Vocês imaginavam que ele tinha tantos órfãos?
Aqui no Méqui a gente está sempre escutando ativamente os nossos fãs e consumidores nas redes sociais e nos nossos restaurantes todo o tempo. Nossos lançamentos de produto são resultado da nossa estratégia de portfólio e dessa escuta ativa, além de muitos estudos de dados, insghts e tendências. Já sabíamos que o McFish era um desejo entre os nossos clientes e o nosso monitoramento de dados nos deu subsídio para a decisão pela volta nesse momento. Identificamos que a comunidade de fãs estava crescendo e cada vez mais ativa, com perfis como o @voltamcfish trabalhando ativamente essa comunidade, que esse era o momento ideal para o retorno. Com isso, o desempenho já era esperado e as vendas antecipadas já comprovaram isso - a marca já ultrapassou a venda de 10% do volume total previsto para a campanha.
Existe a possibilidade de o McFish ficar permanentemente no cardápio da rede?
Sempre existe a possibilidade, mas não será agora nessa entrada. Serão os dados que vão nos mostrar o caminho. Nosso monitoramento nos mede performance antes de entrar no cardápio, conseguimos saber quantos restaurantes venderam e como está a performance do item versus os demais. Nossa busca é entender realmente o consumidor e entregar o que ele deseja. E nesse último ano essa jornada digital avançou. E o McFish coroa bastante esse momento especial digital, em que podemos usar os dados e fazer uma venda antecipada.
O que motivou a saída do McFish do cardápio? Ele vendia muito pouco?
O Méqui está sempre evoluindo o cardápio, aumentando as opções de escolha e atendendo aos desejos do que os consumidores mais querem no momento. Temos nossos clássicos, como o Big Mac, o Quarterão, o Cheddar McMelt, mas lançamentos diversas plataformas novas desde então, como o McCrispy Chicken e nossa linha Brabos. O McFish é um ícone, e nos permite criar experiências e laços ainda mais profundos com os clientes e fãs, e era o momento certo para trazê-lo de volta, enquanto continuamos trazendo novos produtos que atendam, também, aos amantes de carne bovina e do frango.
O McFish estreeou um modelo de pré-venda dos sanduíches da rede. Como estão os resultados? Avaliam de modo positivo?
Foi um sucesso! Com uma comunicação segmentada para quem é muito fã do McFish, lançamos teasers ainda em dezembro do ano passado e no dia 17 de janeiro começamos as vendas antecipadas. E o resultado é que, neste período, já registramos mais de 10% da nossa expectativa de vendas de toda a campanha.
O McFish foi criado como uma alternativa para os católicos no período da quaresma, que evitam comer peixe. Isso foi levado em conta nesse relançamento, que vai coincidir com o período?
A volta do Mcfish é algo que estamos pensando e estruturando há mais de seis meses, entendendo a movimentação das redes sociais, monitorando dados de consumo internacional e o comportamento dos brasileiros. Com isso, entendemos que ele é um produto com potencial de edições especiais e sazonais e por isso trouxemos ele de volta.
Se não houver um retorno definitivo, é possível sonhar com um retorno pontual? Como por exemplo ele ser relançado todo ano ou ser parte do cardápio de exclusivos do Méqui 1000?
O McFish tem uma base de fãs muito poderosa que movimentou as redes sociais para conseguir a volta do sanduíche. A partir de estudos, entendemos que ele tem potencial para edições limitadas, que criam experiências memoráveis e nos aproximam ainda mais de nossos clientes. O McFish está de volta enquanto durarem os estoques e os clientes devem ficar ligados nos nossos canais oficiais para sempre ficar por dentro das novidades.