Vira-folha

Por protesto, torcedor se 'transforma' em croata e leva vaia

Jovem de 19 anos acredita que sua forma de protestar é legítima e saudável por não incluir nenhum tipo de violência

Por FOLHAPRESS
Publicado em 12 de junho de 2014 | 17:36
 
 
 
normal

O estudante Alexandler de Souza, 19, nunca esteve em Zagreb (capital da Croácia) ou qualquer outra cidade deste país do leste europeu. Disse desconhecer a moeda local, forma de governo ou mesmo a religião dominante dos croatas.

Ainda assim, não fez cerimônia para vestir sua camisa quadriculada e desfilar com ela pelas areias da Praia de Iracema, onde ocorre a Fan Fest em Fortaleza.

"Torço pela Croácia como protesto pelas coisas que acontecem no Brasil. Não conheço lá, mas tenho certeza que lá tem mais segurança do que aqui", afirmou.

A opção inusitada do torcedor se transformou em combustível para a agitação dos brasileiros.

"Esse aí é cearense da Barra do Ceará (bairro pobre de Fortaleza) e fica tirando onda de europeu. O mais longe que esteve de Fortaleza foi em Quixeramobim (cidade do sertão cearense, a 203 km da capital)", disse um dos brasileiros durante a entrevista com o "croata".

Um outro grupo que passava no local ensaiou vaias para mostrar sua indignação com o vira-folha.
Apesar dos gracejos ouvidos -foram muitos-, o torcedor diz não se importar com as piadas, além de garantir que gritará gol caso os europeus marquem contra a seleção brasileira.

"É um protesto saudável. Não estou quebrando nada ou atrapalhando a ordem pública. Só estou aqui torcendo por um país mais civilizado. O povo se deixa levar muito pelo futebol", declarou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!