Falta sinalização

Se seguirem as placas, turistas estão perdidos 

Redação O Tempo


Publicado em 06 de junho de 2014 | 03:00
 
 
 
normal

Se depender das placas indicativas instaladas em Belo Horizonte especialmente para a Copa do Mundo, é grande o risco de os turistas que vierem à capital ficarem perdidos. Há casos em que a nova sinalização com o logotipo da Fifa informa direções opostas às indicadas pelas placas comuns da prefeitura. Além disso, trajetos que começam com informações corretas jogam todo o trabalho por água abaixo com interseções logo na sequência do caminho sem nenhuma indicação sobre qual conversão fazer.
 

O TEMPO percorreu nessa quinta as avenidas da capital que contam com a sinalização da Fifa e enfrentou dificuldades. Na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, uma placa da prefeitura indicava que, para ir à região da Pampulha, o motorista deveria usar a pista da direita. Exatamente 200 m após, outra sinalização, desta vez com o logotipo da Copa, informava que o motorista que quisesse ir ao Mineirão deveria seguir pela pista da esquerda da avenida. A contradição entre as duas informações poderia levar o turista a entender que Pampulha e Mineirão ficam em direções opostas, ou até provocar uma mudança brusca de direção.

As placas da Fifa direcionam o motorista que quer chegar ao estádio para a praça da Liberdade, mas, ao chegar ao cruzamento com a avenida Cristovão Colombo, não há indicações sobre qual trajeto o motorista deve seguir para chegar ao Mineirão. No caso em questão, há três possibilidades, e apenas uma é correta.

Já no entorno da praça Raul Soares, não há mais sinalização com a logomarca da Fifa. As placas que existem são as comuns da prefeitura, sem o nome do Mineirão, com a indicação apenas da região da Pampulha.

RESPOSTA. Por meio de nota, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que, no total, 49 placas com a logo da Fifa e outras 30 indicativas comuns foram ou serão implantadas. O custo total será de R$ 400 mil. O órgão não detalhou quantas placas ainda faltam ser implantadas, mas informou que, até meados da próxima semana, toda a sinalização prevista já estará na rua.

Sobre as placas que indicam direções contrárias para a Pampulha e para o Mineirão, a BHTrans explicou que “foram escolhidas várias rotas para que pessoas que estejam em locais variados da cidade consigam se deslocar com segurança e que o tráfego não se acumule em um único caminho. Por isso, as placas com o logo da Fifa oferecem opções diferentes daquelas da cidade”.

Por fim, a BHTrans garantiu que, se a vistoria de técnicos encontrar alguma placa em desacordo com o estabelecido no plano, ela poderá ser deslocada. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!