Expectativa

Alexandre Kalil diz que esperava 'situação melhor' com relação à pandemia em BH

Apesar disso, prefeito considera números atuais positivos se comparados a outras situações

Por Gabriel Moraes
Publicado em 10 de novembro de 2020 | 12:33
 
 
 
normal

O atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Alexandre Kalil (PSD), disse que ficou satisfeito com os atuais números da pandemia de coronavírus no município, principalmente pelo nível de transmissão da doença e diminuição de mortes. No entanto, ele confessou que, a essa altura do ano, esperava uma situação melhor.

"Eu acho que a pandemia durou mais do que eu esperava, para ser muito franco. Eu esperava hoje a gente ter um normal melhor. Nós não estamos no normal, estamos em pandemia, mas estamos com índices excepcionais, haja vista que nesse fim de semana não houve nenhuma morte. E isso é muito importante como dado estatístico, não só pela morte. Então eu esperava que a pandemia estivesse menor.", afirmou.

Na verdade, ao contrário do que explicou o prefeito, entre a última sexta-feira (6) e segunda-feira (9), houve o registro de duas novas mortes por Covid-19 na capital. Porém, esses óbitos podem ter acontecido de fato antes do período mencionado.

Kalil também se surpreendeu pela falta de pessoas nas ruas. "Eu, ontem (domingo), dei uma volta de carro e fiquei assustado como Belo Horizonte estava vazia. Ali naquela região que eu moro, (e) na Raja Gabaglia, quer dizer, o povo tem a plena consciência que a coisa não está boa. Vai ficar daqui a pouco, mas a coisa não está boa", concluiu.

Números

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, BH tem 49.672 casos confirmados de coronavírus e 1.528 mortes em decorrência da doença.

A taxa de transmissão por infectado está em 0,99 atualmente, ou seja, a cada 100 pessoas com Covid-19, outras 99 são infectadas. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a pandemia está em 30,5%, e enfermaria em 27,0%.

Todos esses indicadores estão no nível verde de alerta, o mais baixo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!