Minas

Eleições 2020: Em Contagem, investimento em saúde e segurança para idosos

Candidatos querem aprimorar centros-dia e buscar apoio para instalar delegacia especializada na cidade

Por Rômulo Almeida
Publicado em 06 de novembro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

Entre as propostas dos candidatos de Contagem para os idosos estão ações para facilitar e melhorar o acesso aos serviços de saúde e também para garantir segurança à terceira idade. 

O médico Dr. Wellington (Republicanos) vai criar Centros de Referência de Saúde do Idoso, com consultas especializadas, e estimular a convivência social nos centros-dia. “A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,7 anos, e precisamos investir na qualidade de vida de nossos idosos”, afirma.  

Os centros-dia são espaços de acolhimento e convivência para idosos, visando evitar o isolamento. Contagem tem os espaços Bem-Viver, que já atenderam cerca de 4.000 idosos. Por causa da pandemia, as atividades presenciais estão suspensas, e, em alguns casos, são mantidas ações virtuais.  

Esses espaços precisam ser aprimorados, na visão do candidato Professor Irineu (PSL). “Vamos melhorar e qualificar nossos centros de convivência”, diz. Ele também promete melhorar o atendimento à saúde.  

Marília Campos (PT) quer reeditar ações implementadas em suas antigas gestões, como as olimpíadas para idosos. “Para isso, a prefeitura deve ter um cuidado maior com os espaços públicos, para que sejam convidativos para os idosos”, afirma a deputada estadual.  

Uma das propostas de Ivayr Soalheiro (PDT) está na área da segurança das pessoas da terceira idade. “Vamos buscar parcerias junto ao governo federal e ao Poder Judiciário para implantação de uma delegacia de atendimento à pessoa idosa, fomentando a proteção e garantia de direitos”, diz.  

Executivo. A atual gestão informou que atua, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no enfrentamento da violência contra o idoso. 

A prefeitura disse ainda que investe em saúde com ações como campanhas de vacinação e duas instituições de longa permanência.

Outros

Alfredo (Patriota) quer criar um programa de atendimento domiciliar ao idoso. A ideia de Coronel Alvear (Cidadania) é criar centros de convivência em espaços já existentes, como clubes. Coronel Fiuza (PTC) vai construir uma unidade de saúde especializada e criar programas de esporte e lazer para os idosos. 

Felipe Saliba (DEM) promete abrir escolas para atividades físicas. Kaká Menezes (Rede) propõe incluir no planejamento de transporte ações especificas para idosos. Lindomar Gomes (PMN) planeja criar um centro de saúde especializado. Maria Lúcia Guedes (PV) projeta criar um banco de talentos visando abrir vagas de trabalho.

Wellington Silveira (PL) promete aumentar a oferta de vagas de acolhimento para idosos. Dulce (PMB) vai focar o atendimento de idosos carentes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!