Intenção de voto

Eleições em BH: Bruno Engler discorda de pesquisa que aponta Kalil com 60%

Candidato acredita, também, que tem um percentual maior do que o indicado pelo levantamento

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 23 de outubro de 2020 | 15:46
 
 
 
normal

Após a divulgação da pesquisa DataFolha na quinta-feira (22), Bruno Engler (PRTB) voltou a questionar os levantamentos de intenção de votos realizados pelo país. Na pesquisa feita na capital mineira entre os dias 20 e 21 deste mês, quando 868 eleitores foram ouvidos e o registro foi feito na Justiça eleitoral sob o número MG-02866/2020, o deputado estadual apareceu com 3% das intenções de voto, o mesmo índice do dia 8 de outubro.

Enquanto isso, o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) apareceu com 60% na pesquisa. Ao comentar os resultados, Engler disse que os números não retratam a realidade. “Se fosse levar em consideração as pesquisas, a Dilma hoje seria senadora, Zema nem teria chegado nem no segundo turno e teríamos Haddad como presidente. As pesquisas têm falhado de forma vergonhosa, não acho que têm credibilidade. Eu estou rodando BH, vejo a população profundamente insatisfeita com Kalil. Se tivesse 60%, a maioria das pessoas tinham que estar falando que apoiaria, mas as pessoas falam que ele quebrou a cidade. Não consigo acreditar que essas pesquisas reflitam a realidade”, afirmou.

Questionado se considera o percentual dele como dentro da realidade, o candidato discordou. Disse não ser iludido e que possa falar “estar bem para caramba com 20%”, mas pela receptividade a apoio recebido nas ruas, ele avalia ter “um pouco mais de 5%”. Pela pesquisa DataFolha, que tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Engler poderia oscilar de 0% a 6% das intenções de voto na capital mineira. Segundo o instituto, o nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!