Tecnologia

Eleições em BH: João Vítor Xavier pretende modernizar o ensino na capital

Para candidato, as crianças deveriam aprender temas como empreendedorismo desde cedo

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 30 de setembro de 2020 | 20:34
 
 
 
normal

Elevar os investimentos em tecnologia na educação, aprimorar as redes Wi-Fi e o programa de informática nas escolas. Essas são algumas das propostas de João Vítor Xavier (Cidadania), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, para modernizar a educação na capital. Para o postulante ao Executivo, é inaceitável ter escolas com quadro de giz na era digital, em que crianças têm fácil acesso à celulares e internet.

Para isso, o candidato quer implementar parcerias com instituições como Sebrae, Senai e Sesi para fomentar a tecnologia nos espaços educacionais na cidade. Essas colaborações, inclusive, podem ser utilizadas também para fortalecer a grade escolar no contraturno. Xavier quer fazer com que as escolas integradas se tornem integrais ao longo dos anos.

“Nós temos entidades do setor que são muito importantes, o Senai, o Sebrae, que hoje têm uma expertise enorme no apoio educacional a governos. Temos que trazer essa turma para dentro. Você pode ensinar empreendedorismo para a criança aprender sobre dinheiro, sobre como fazer negócio, como vender. Não podemos fazer uma sociedade que não queria empreender. Isso tem que começar lá atrás, quando elas têm cinco, seis ou sete anos. Entender de economia para que enxerguem isso como caminho”, disse o candidato.

Além de aderir às escolas cívico-militares, retornar com as UMEIs em tempo integral e ampliar as unidades municipais de ensino, Xavier também pretende retomar o crescimento do Ideb em Belo Horizonte. Ele ponderou que a atual gestão fez com que a cidade tivesse o pior desempenho entre as capitais e caiu da quarta para a sexta colocação no ranking do índice. “Foi a capital que percentualmente mais andou para trás. Em qualquer calamidade, o primeiro a ser salvo é a criança, mas aqui elas estão sendo as mais esquecidas”, concluiu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!