Esporte e lazer

Eleições em BH: Kalil quer continuar parcerias para recuperar campos de futebol

Projetos de lazer, como o BH é da Gente devem ser retomados no pós-pandemia caso ele seja reeleito

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 09 de novembro de 2020 | 18:00
 
 
 
normal

Candidato à reeleição, o atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) defendeu nesta segunda-feira (9) continuar realizando parcerias com a iniciativa privada para recuperar campos de futebol e também praças esportivas da capital mineira.

Kalil não teve agenda de campanha nesta segunda-feira, mas concedeu entrevista para a imprensa na rua Goiás em frente ao prédio da prefeitura, durante seu horário de almoço. Foi a primeira vez no local: normalmente, as agendas de campanha dele são no comitê de campanha na rua da Bahia ou na sede das associações ou sindicatos que ele visita.

De acordo com a campanha de Kalil, durante o primeiro mandato, seis praças esportivas foram reformadas, entre elas a Praça da Saudade e o Centro Esportivo Dom Bosco, além de oito campos de futebol.

Um dos instrumentos utilizados pela prefeitura é o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), por meio do qual atores da iniciativa privada podem apresentar projetos de reforma e de gestão ao poder público.

“Nós já começamos essa PMI de pegar esses campos abandonados e fazer uma parceria, quase uma PPP (parceria público-privada), onde eles usam à noite e a comunidade, as escolas, usam de dia. Fora os parques que foram recuperados com parcerias também. O Saudade é um exemplo. Hoje tem uma escola que usa lá quadra coberta, quadra de basquete, quadra de vôlei”, disse Kalil.

O atual prefeito também comparou a atenção dispensada ao setor esportivo e de lazer em sua gestão com o que foi feito em administrações passadas.

“É continuar fazendo o que nós estamos fazendo. Foi um setor muito abandonado. A Secretaria de Esportes era um ex-prefeito do interior que tocava. Hoje não. Hoje é um ex-atleta”, disse Kalil. 

Ele se referiu ao ex-prefeito e ex-vereador de Carangola, na Zona da Mata, Patrick Neil Albuquerque, que foi secretário de Esportes e Lazer durante parte da gestão de Márcio Lacerda. O atual secretário da pasta é o ex-jogador de vôlei Elberto Furtado Júnior, que após encerrar a carreira se formou em direito e se especializou em direito esportivo.

Ainda de acordo com Alexandre Kalil, projetos de lazer como “BH é da Gente”, no qual ruas são fechadas para a realização de oficinas culturais, e “No Domingo, a Rua é Nossa”, que também fecha vias da capital, mas o foco são as atividades físicas, devem voltar a acontecer após a pandemia.

“Vai voltar, claro. Isso é um projeto que eu não vou voltar atrás porque ele é um sucesso absoluto. Agora, gente, nós estamos em plena pandemia. Não vamos esquecer que nós estamos em pandemia.

Sem mudanças para a reta final de campanha

A campanha de Kalil manterá o mesmo ritmo adotado durante todo o período eleitoral nesta última semana de campanha. Ele deve realizar agendas na quarta-feira e na sexta-feira, como de costume, e voltar a falar com a imprensa somente após o fechamento das urnas no próximo domingo (15).

Kalil evitou comentar a expectativa de ser eleito já em primeiro turno, como apontam as pesquisas. Em um tom tranquilo, disse que está trabalhando na prefeitura.

“Tive que sair da prefeitura para dar entrevista para vocês. Tô aqui fazendo o trabalho que eu tenho que fazer. Estou trabalhando na prefeitura. Saí agora no meu horário de almoço, já tem agenda daqui a pouco, nem vou poder ficar falando muito com vocês aqui”, disse.

“Mas na verdade é que nós estamos seguindo o rumo de sempre. Mostrando o que nós fizemos na cidade e esperamos que a população reconheça isso”, completou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!