Eleições 2020

Eleições em Minas: 'Como saber se sou mesário?'

Mais de 208 mil pessoas foram convocadas em Minas para participar como mesário nas eleições municipais deste ano

Por Gabriela Sales
Publicado em 17 de setembro de 2020 | 17:31
 
 
 
normal

Foram convocadas 208.296 pessoas em Minas Gerais para participarem como mesários nas eleições 2020. O prazo para as convocações terminou nessa quarta-feira (16). O chamamento da Justiça Eleitoral é através de carta, email ou mensagem via WhatsApp diretamente ao convocado. Algumas convocações devem atrasar devido à greve nos Correios. Para conferir se foi convocado, basta ligar para sua Zona Eleitoral. O telefone está  no link: tre-mg.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/consulta-enderecos-de-zonas-eleitorais .

Após o recebimento da convocação, o participante tem um prazo de cinco dias para entrar com um requerimento junto à Justiça Eleitoral para solicitar a dispensa. A pessoa deve procurar a sua Zona Eleitoral com o requerimento e apresentar o motivo da dispensa. 
No TRE-MG, o treinamento para quem vai trabalhar já começou desde o dia 1º de setembro.

Os mesários estão sendo orientados em plataforma de ensino a distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo aplicativo Mesário. Os participantes terão indicação de medidas de prevenção à Covid-19 e receberão um manual que, além de instruções técnicas sobre a montagem e funcionamento da seção eleitoral, terá protocolos sanitários.

No site do TRE-MG é possível encontrar orientações e tirar dúvidas mais frequentes a respeito das eleições 2020. Todos os participantes dessa eleição receberão álcool em gel e máscara, além de orientação para distanciamento de 1 m durante o dia de votação. 

A professora Minerva da Silva Correa, 42, está participando dos treinamentos pelo aplicativo. “Sou mesária há 10 anos e gosto de participar. Acredito que seja muito importante para a democracia. Mesmo com as dificuldades deste ano, eu jamais faltaria”, disse. 

Esta será a segunda eleição que Pedro Juliano Neto, 26, vai participar como mesário nas eleições. O jovem não recebeu a carta, mas conferiu a convocação pelo telefone. “Com a greve dos Correios, fiquei com medo que a carta não chegasse, e quero muito participar. Fui convocado e já estou participando dos treinamentos”, contou.

Segundo o TRE-MG, o número de convocados pode diminuir devido à redução de seções eleitorais. A Justiça Eleitoral ainda não divulgou quais locais passarão por mudanças.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!