Debate

Rádio de Porto Alegre fará debate dentro de carros para garantir distanciamento

Por segurança sanitária, emissora vai criar cenário em formato 'drive-in' em seu próprio estacionamento

Por Carlos Amaral
Publicado em 25 de setembro de 2020 | 15:11
 
 
 
normal

Para adaptar às necessidades da pandemia, a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, fará um debate em fomato “drive-in”, na manhã da próxima segunda-feira (28). Os 13 postulantes à prefeitura da capital do Rio Grande do Sul ficarão dentro dos próprios carros, sem contato físico, no estacionamento da emissora. O termo em inglês, que ganhou muito destaque desde o início da pandemia, é usado para se referir à locais que prestam serviço sem sair do carro.

Segundo a rádio que pertence ao Grupo RBS, a alternativa foi a maneira encontrada para possibilitar que o evento fosse realizado em tempos de coronavírus, dando segurança aos candidatos e também aos jornalistas e radialistas envolvidos na cobertura.

Segundo a editora-chefe da rádio, Andressa Xavier, sempre houve a premissa de convidar todos os candidatos para o primeiro debate. Neste ano, como em outras cidades, há um recorde de candidaturas em Porto Alegre e desafio era reunir a grande quantidade de pessoas, cumprindo o distanciamento. A solução partiu da área técnica da rádio. Inicialmente, a solução pensada havia sido a realização de videoconferência, mas havia uma preocupação com a qualidade da transmissão.

Em artigo publicado no site da Rádio Gaúcha, o âncora do envento, Daniel Scola, ressaltou a importância do primeiro debate, um momento em que muitos dos candidatos se conhecem:  “E no primeiro debate, o encontro, o olho no olho, o tête à tête, o dedo em riste, os braços estendidos, o cenho franzido, sinais de aprovação, concordância e desaprovação indicam como será a campanha eleitoral", destacou.

Debates X Covid

Na última segunda-feira (21), a TV Globo emitiu uma nota dizendo que só fará debates no primeiro turno nas cidades em que os partidos concordarem com um limite de quatro candidatos, em medida de precaução à Covid-19.

Segundo a Globo, levando-se em consideração cidades com 10 candidatos - Belo Horizonte vai contar com 16 nomes à disputa - mesmo que fosse estabelecido dois assessores por postulante, "haveria trinta pessoas ligadas às campanhas no estúdio num debate de primeiro turno".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!