Eleições municipais

Veja quem são os prefeitos que tentam reeleição nas capitais brasileiras

Levantamento mostra em um mapa interativo quais cidades os prefeitos irão disputar o pleito para um possível segundo mandato e curiosidades acerca da formação dessas candidaturas

Por Franco Malheiro
Publicado em 17 de setembro de 2020 | 19:20
 
 
 
normal

Há 23 anos, com a promulgação da Emenda Constitucional N° 16, de 1997, passou a valer no Brasil a possibilidade de chefes do executivo (nível nacional, estadual ou municipal) disputarem a reeleição para mais um mandato subsequente.

Leia também:

Quase 80% dos prefeitos podem disputar reeleição

Desde então, tirando raras exceções, os atuais mandatários sempre se colocam como candidatos à reeleição na maioria das vezes. Neste ano, nas eleições municipais por exemplo, das 26 capitais do país que terão pleito (todas, exceto  Distrito Federal), 13 prefeitos irão disputar a reeleição. Dos 13 que não irão, 12 esgotam este ano o segundo mandato e não podem se candidatar, sendo assim, apenas um candidato desistiu do pleito.

O jornal O TEMPO fez um levantamento da situação de todas as capitais brasileiras e mostra em um mapa interativo em quais cidades os respectivos atuais prefeitos irão disputar o pleito para um possível segundo mandato, bem como curiosidades acerca da formação dessas candidaturas. 

Curiosidades

Goiânia

O atual prefeito da capital de Goiás, o emedebista Iris Resende, - um dos políticos mais influentes do Estado - mesmo podendo se candidatar à reeleição para o que seria seu quinto mandato à frente do Executivo de Goiânia, decidiu abrir mão da candidatura e anunciou irá se aposentar da política. Atualmente com 86 anos, o emedebista possui um currículo longo na política goiânia. Ele comandou goiânia por quatro vezes(1966 a 1969; 2005 a 2008; 2008 2010; 2016 a 2020)  e esteve à frente do Governo do Estado de Goiás em duas oportunidades (1983 a 1986; 1991 a abril de 1994). Além disso, o político foi eleito senador da República por Goiás em 1994 e também foi ministro da Agricultura no Governo de José Sarney e chefiou a pasta da Justiça no primeiro mandato do governo FHC.

Cuiabá

O MDB, partido do atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou a candidatura à reeleição após um longa negociação e a decisão só foi tomada no último dia. O político viveu um dilema que envolveu até questões familiares. O seu filho, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, lançou candidatura à Prefeitura de Várzea Grande, cidade vizinha de Cuiabá, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A decisão, no entanto, não agradou aos líderes do MDB mato grossense, uma vez que o partido também possui candidatura em Várzea Grande. Lideranças acusam Emanuel Pinheiro de deixar de apoiar um candidato da própria legenda para apoiar a candidatura do filho. A pressão em cima de Pinheiro também vem de sua esposa que chegou a pedir publicamente para ele abandonar a própria candidatura para focar os esforços na campanha do filho em Várzea Grande.

Porto Velho

O atual prefeito de Porto Velho, o tucano Hildon Chaves, também deixou para confirmar a tentativa de recondução ao cargo no último instante. Ele chegou a anunciar que não iria disputar a reeleição à prefeitura da capital de Rondônia no entanto, às vésperas do limite imposto pelo TSE para a oficialização de todas as candidaturas, o atual mandatário anunciou que repensou e considerou a candidatura.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!