Sabedoria

As figueiras e a história da humanidade

Espécie influenciou diversas culturas e está presente nas alegorias religiosas


Publicado em 23 de maio de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

O escritor freelancer britânico, nascido na ilha de Jersey e formado em biologia da floresta tropical Mike Shanahan, 42, sustenta que as figueiras, apesar de pouco conhecidas, são árvores de vida e de conhecimento e afetaram a humanidade de forma profunda, moldando o mundo.

Elas influenciaram culturas diversas e podem ajudar a restaurar a vida em florestas degradadas. O resultado de suas pesquisas está no livro “Gods, Wasps and Stranglers: The Secret History and Redemptive Future of Fig Trees”, (“Deuses, Vespas e Entranguladores: A História Secreta e o Futuro Redentor das Figueiras”), lançado nos Estados Unidos, e que no Reino Unido ganhou o título de “Ladders to Heaven”, (“Escadas para o Céu”).

“Tudo começou quando estudei, para meu PhD, o gênero Ficus em uma floresta tropical em Bornéu, ilha localizada na Ásia. O parque nacional onde eu trabalhei abrigava quase 80 espécies diferentes, desde pequenas a gigantes e estranguladoras. Cada espécie de fícus é polinizada por apenas um ou dois tipos específicos de vespas minúsculas que só podem se reproduzir dentro dos figos de espécies parceiras. Graças a essa relação, os figos estão disponíveis durante todo o ano e, no mundo inteiro, alimentando mais vida selvagem do que qualquer outra fruta”, comenta Shanahan.

E tem mais, diz ele. “Há 80 milhões de anos essas árvores vêm estabelecendo um negócio curioso com algumas vespas minúsculas. Graças a esse acordo, os figos sustentam mais de 1.200 espécies de aves e mamíferos, muito mais do que quaisquer outras árvores, tornando-os vitais para as florestas tropicais. Em um momento de desmatamento em todo o mundo e aumento da temperatura global, sua história oferece esperança”, diz o escritor.

Segundo ele, as figueiras não só testemunharam a história, mas também a moldaram, e podem enriquecer nosso futuro. “As figueiras se apresentam em todas as principais religiões e culturas em todo o mundo. Elas desempenharam papéis importantes na evolução humana, alimentando nossos antepassados pré-humanos, bem como algumas das primeiras civilizações. Elas também são extremamente importantes para a ecologia de florestas tropicais e de outros ecossistemas e podem nos ajudar a enfrentar a mudança climática e o declínio global da biodiversidade”.

A importância dessa espécie remonta aos primórdios da humanidade. “As figueiras alimentaram nossos ancestrais, influenciaram culturas diversas e desempenharam papéis fundamentais na aurora da civilização. Estão presentes nas principais religiões e figuraram ao lado de Adão e Eva, Krishna, Buda, Jesus e Maomé. Isso não é coincidência, elas são especiais, pois evoluíram quando dinossauros gigantes ainda vagavam e têm moldado nosso mundo desde então”, comenta o estudioso.

Em suas pesquisas, Shanahan descobriu que as figueiras intrigaram Aristóteles e surpreenderam Alexandre, o Grande. Elas foram fundamentais na luta do Quênia pela independência e ajudaram a restaurar a vida após a catastrófica erupção do vulcão Krakatoa. Os faraós do Egito esperavam encontrar árvores de figueira no além, e a rainha Elizabeth II estava dormindo em uma figueira quando subiu ao trono.

 

Aplicabilidade da espécie

Potencial curativo e ecológico

As figueiras são realmente poderosas, surpreendentes e mágicas. “O rei Ezequias de Judá foi curado de uma doença fatal depois que o profeta Isaías sugeriu a aplicação de uma pasta feita de figos em sua pele. Esses frutos são altamente nutritivos e ricos em minerais, fibras e antioxidantes. O profeta Maomé disse a seus seguidores que comessem figos enquanto curavam várias doenças”, comenta Mike Shanahan.

Em todo o mundo as pessoas usam a casca, as raízes e o látex de diferentes espécies de fícus em remédios tradicionais para tratar lesões e dezenas de doenças. Muitos desses remédios ainda estão em uso entre comunidades que vivem em florestas na Amazônia, na África e na Ásia, por exemplo. Há até alguma evidência de que os chimpanzés usam casca de figo e saem para se automedicar contra infecções parasitárias”, ensina o escritor.

Pergunto a Mike se ele acredita que as figueiras podem fornecer esperança para o futuro da humanidade. “Ao plantar figueiras silvestres podemos proteger a vida selvagem e incentivar as florestas tropicais a se regenerarem, o que ajudará a limitar as mudanças climáticas. Elas podem crescer até mesmo nas rochas e produzem rapidamente os figos, que atraem muitos pássaros e outros mamíferos. Elas também podem ajudar as pessoas a se adaptarem a condições climáticas extremas, como a seca ou as chuvas intensas. Na Etiópia, os agricultores que cultivam figueiras podem resistir à seca. Na Índia as pessoas aprenderam a fazer pontes vivas com esta espécie que pode sobreviver por centenas de anos, salvando vidas em áreas de alta pluviosidade”, finaliza. 

 

Religiosa

O candomblé e as ‘árvores cósmicas’

Dentre as espécies de fícus, há a religiosa, presente nos ritos de várias civilizações e estabelecendo uma relação íntima com esses povos. “No sul da Ásia, o ficus ‘religiosa’ é sagrado para budistas, hindus e jainistas. É a árvore sob a qual o Buda alcançou a iluminação e é considerada como lar de vários deuses hindus. As pessoas estavam protegendo e orando sob essa árvore há 4.000 anos, durante a civilização do Vale do Indo. Outros figos estranguladores aparecem em religiões e mitologias nas Américas, na África, em toda a Ásia e na região do Pacífico”, comenta Mike Shanahan. 
Ele diz que não pesquisou sobre as figueiras brasileiras, mas conhece a importância delas para a ecologia da Amazônia e da Mata Atlântica. “Elas têm também um importante significado cultural, uma vez que várias espécies servem como ‘árvores cósmicas’, pois são sagradas para os praticantes do candomblé, que se originou entre os escravos transportados da África para o Brasil”. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!