Rede social

'Cometemos erros, há muito por fazer', diz Zuckerberg após escândalo do Facebook

Fundador da maior rede social do mundo assumiu erros nos andamentos da empresa


Publicado em 21 de março de 2018 | 17:40
 
 
 
normal

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, rompeu o silêncio nesta quarta-feira (21) sobre o escândalo do uso de dados pessoais de usuários de sua rede social, assegurando que a empresa cometeu erros e deve fazer mais para resolver o problema.

"Temos a responsabilidade de proteger seus dados, se não pudermos, não merecemos servi-los", escreveu em seu mural Mark Zuckerberg, em sua primeira reação pública desde que o escândalo veio à tona.

"Tenho trabalhado para entender exatamente o que houve e como assegurar que não aconteça de novo", destacou. "As medidas mais importantes para evitar que isto aconteça novamente já foram tomadas anos atrás, mas nós também cometemos erros, há mais [trabalho] a fazer".

O Facebook, um dos gigantes da indústria digital, enfrenta investigações dos dois lados do Atlântico devido a seu modelo de negócios, que permitiu à empresa de análise de dados Cambridge Analytica reunir informação sobre milhões de usuários.

O executivo destacou alterações feitas na plataforma em 2014 contra aplicativos "abusivos" e que estas ações evitariam que qualquer outro 'app' - como o da Cambridge - tivesse hoje acesso a tanta informação quanto no passado.

"Investigaremos todos os aplicativos que tiveram acesso a grandes quantidades de informação antes de alterarmos dramaticamente nossa plataforma para reduzir o acesso em 2014 e faremos uma auditoria em qualquer 'app' que tenha alguma atividade suspeita", destacou o executivo.

A Cambridge Analytica obteve informações do aplicativo do pesquisador universitário Aleksandr Kogan, que compilou informações de milhares de usuários do Facebook que o baixaram, mas também de seus amigos.

Zuckerberg destacou que embora este tipo de transferência não seja mais permitido, quer tomar medidas adicionais para "assegurar a plataforma".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!