Dia a dia

Cuidado na hora de instalar a antena externa de televisão

Com a proximidade do desligamento do sinal analógico, população deve redobrar a atenção


Publicado em 23 de maio de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

O sinal da televisão analógica será desligado em Belo Horizonte e em outras 39 cidades mineiras em breve. Em função disso, milhões de pessoas que ainda não possuem aparelhos de TV que recebem o sinal digital deverão comprar um conversor e uma antena receptora para captá-lo e, assim, ter acesso à programação dos canais abertos.

No entanto, para evitar acidentes no momento da instalação desses equipamentos, é preciso alguns cuidados. “A maior preocupação que se deve ter na hora de instalar uma antena externa e os fios de recepção (RF) é verificar a presença e a distância da rede elétrica (que deve ser de, no mínimo, três metros) para que não haja o risco de encostar o equipamento nos fios. Essa é a maior causa dos acidentes”, aponta o engenheiro eletricista da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) Demetrio Venicio Aguiar.

Ele frisa a importância de a estrutura (base e mastro da antena) estar afixada ao chão por cabos para evitar quedas durante ventanias ou tempestades e consequente contato com as linhas de distribuição de energia. Outro cuidado necessário é o de prender os fios RF de forma que o vento não os projetem sobre as redes elétricas. Também é importante passar o cabo da antena de forma que ele fique rente à parede da edificação e usar sempre tubulações adequadas, torres e estais para correta instalação.

É sugerido, ainda, não fazer a instalação em caso de chuva, ventos e relâmpagos, e nunca usar materiais flexíveis, como bambus e canos de policloreto de vinila (PVC), pois há riscos de perda de equilíbrio e consequente queda ou toque na rede elétrica.

Pessoas que estiverem dentro de casa também não estão livres de riscos. Segundo o engenheiro eletricista, caso elas toquem ou estejam próximo a equipamentos de TV ou receptores no momento em que o instalador encostar a antena na rede, uma descarga elétrica poderá ser enviada, ocasionando graves acidentes, como a eletrocussão (passagem de uma corrente elétrica pelo corpo, que pode provocar queimaduras no ponto de contato, convulsões, perda dos sentidos e até a morte instantânea).

Para a instalação dos equipamentos nos prédios, é necessário atentar-se, ainda, à altura das antenas, que deve ser menor do que a dos para-raios. “Caso contrário, a antena poderá assumir a função do para-raios”, frisa Aguiar.

Precaução. A fim de evitar esses problemas, a Cemig orienta que as instalações sejam feitas por pessoas qualificadas, que realmente tenham conhecimentos em relação aos procedimentos.
“Existem treinamentos específicos para isso. Os profissionais sabem como manusear os materiais da forma correta. As chances de um acidente ocorrer serão bem menores”, ressalta Aguiar.

Atenção. E caso você presencie algum tipo de acidente relacionado a isso, a Cemig orienta ligar imediatamente para o número 116, que funciona 24 horas por dia, e aguardar a chegada dos técnicos especializados da empresa. Outras corporações que podem ser acionadas gratuitamente são o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e a Polícia Militar, por meio do 190.

FOTO: CEMIG/ Divulgação
2
Orientação é para que instalações sejam realizadas longe dos fios das redes elétricas e por pessoas qualificadas


Algumas dicas de segurança

Ao construir, reformar ou pintar casas ou prédios

• Não aproximar ou encostar qualquer tipo de material, ferramenta ou o próprio corpo nos fios da rede elétrica. Há risco de choque elétrico grave. Os principais vilões são o vergalhão, a calha, a régua niveladora, o andaime e o cabo do rolo de pintura.

Em obras em via pública ou no transporte de máquinas ou equipamentos de grande porte

• Observar a existência de rede elétrica e tomar cuidado para não se aproximar dela. Há risco de choque elétrico grave.

• Não trafegar sob a rede elétrica se a altura do veículo somada à altura da carga transportada for igual ou maior do que a dos fios elétricos, pois, além do risco de choque elétrico, há o perigo de colisão com os fios.

Cuidados em casa ou no campo

• Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

• Evitar improvisos (gambiarras), uma vez que eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

•Evitar o uso de benjamim/T, pois o risco de sobrecarga e até de princípios de incêndio é muito grande.

Em caso de queda de árvores sobre a rede elétrica

• Não tentar retirar os galhos do caminho, pois eles podem esconder fios partidos que podem estar energizados. Poderá haver um choque se houver contato com o fio partido ou mesmo com o próprio galho da árvore. Avise a Cemig imediatamente em caso de árvore caída sobre a rede elétrica.

Em caso de fios partidos

• Não se aproxime dos fios partidos e impeça que outras pessoas se aproximem ou toquem neles. Avise a Cemig imediatamente por meio do telefone 116.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!