Os seguidores de O TEMPO ganham mais uma plataforma para acompanhar as principais notícias de Minas Gerais e do Brasil. Hoje lançamos oficialmente a nossa skill na Alexa, assistente virtual de voz da Amazon.
Nela, os nossos leitores terão três boletins diários focados no nosso conteúdo regional. Os horários das publicações serão, inicialmente, às 7h, às 12h e às 19h.
Afinal, o que é Alexa?
Antes de continuar a explicar este novo produto, é preciso deixar ainda mais claro o que é a Alexa. Ela é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon.
Os aparelhos Echo Dot (mais simples) e Echo Show (com uma tela de interação) conectam-se ao serviço, que possui capacidade de interagir por voz, tocar músicas, fazer listas de tarefas, configurar alarmes, controlar sistemas e aparelhos, como sua TV, e também das informações.
Como instalar?
Os amantes de tecnologia mais curiosos já encontraram a nossa skill em teste na loja da Amazon, fizeram testes e nos ajudaram no desenvolvimento da aplicação.
Nas avaliações, todos destacaram a qualidade do produto e ajudaram a encontrar a melhor forma de apresentar a notícia para os nossos seguidores. “O mais profissional de Minas. Rivaliza com G1”, diz uma avaliação.
Como ouvir as notícias?
Para ativar a nossa skill, é importante que você baixe o aplicativo da Alexa na Apple Store ou na Play Store. E, lá dentro, deve ativar o seu funcionamento. Damos um passo a passo no vídeo acima.
Depois disso, é só conversar com a sua assistente da voz e pedir: “Alexa, quais são as notícias?”. Veja no vídeo acima.
Estamos onde nossos leitores estão
“Continuamos a nossa busca de estar onde todos os nossos leitores leais estão. Acreditamos que, num futuro muito breve, os assistentes de voz estarão ainda mais presentes na vida do brasileiro e queremos manter nosso DNA de oferecer o melhor jornalismo de Minas em todas as plataformas”, destaca Cândido Henrique Silva, editor executivo da Sempre Editora.
Augusto Caires, responsável pelo desenvolvimento da skill da Alexa de O TEMPO, reforça o papel de trazer mais intimidade entre nossos seguidores e o conteúdo. Caires destaca que este é apenas o primeiro passo que a Sempre Editora dá na experiência de interação com voz.
“Trabalhar com a ideia de interação por áudio e tentar uma aproximação bem mais íntima com o usuário é algo único e que abre portas para inúmeras possibilidades. Espero no futuro expandir esse conceito para que cada leitor possa ter uma experiência diferenciada dentro das nossas noticias”, diz.
Próximos passos
Os nossos desenvolvedores já começaram a estudar a aplicação também no Google Assistente, concorrente da Alexa. Em breve, também vamos lançar aplicativo nessa ferramenta, atingindo ainda mais pessoas nessa tendência.
50% das buscas online já são feitas por voz
O uso de voz para fazer pesquisas no Google e interagir com aparelhos é um caminho sem volta. Segundo estudo da ComScore, em 2020, a estimativa é que 50% das buscas online serão feitas por meia da pesquisa por voz.
Steve Wiideman, especialista em SEO (Search Engine Optimization, otimização de motores de busca, em tradução livre), destaca a importância de empresas de vários setores se prepararem para essa realidade.
“As pessoas usam a voz para fazer pesquisas cada vez mais íntimas em seus aparelhos, não apenas na Alexa. Elas utilizam os recursos de voz dentro dos celulares”, destacou Wiideman, em palestra ministrada no RD Summit, em novembro de 2019.
Segundo relatório do SemRush, uma ferramenta que indica os melhores passos para buscas no ambiente digital, o uso da voz vai mudar também como se escreve. O uso de uma linguagem de “conversa” para o conteúdo será uma regra.
“O estilo ‘conversa’ é uma característica principal de uma consulta de pesquisa por voz que precisamos aproveitar. Quanto mais usamos a linguagem robótica em nosso conteúdo, menos chances temos de aparecer nos resultados da pesquisa por voz”, destaca o estudo.
Vale lembrar aqui que nossos boletins são todos com a voz dos nossos comunicadores, fazendo com que sejam ainda mais íntimos dos nossos leitores.