Beleza

Make e máscara: produtos com alta durabilidade ganham a vez

Cosméticos com textura leve e com alto poder de fixação entram na nécessaire durante período pandêmico


Publicado em 31 de maio de 2021 | 06:00
 
 
 
normal

Com o uso obrigatório da máscara de proteção contra a Covid-19, a maquiagem acabou ficando em segundo plano. O foco foi para produtos com maior durabilidade, texturas leves e com destaque quase total nos olhos – única parte do rosto que não fica encoberta pelo acessório. No mesmo compasso, produtos multifuncionais e que, ao mesmo tempo, cuidam da pele ganharam a vez, e, claro, a indústria da beleza acabou transformando a ocasião em negócio: cosméticos foram remodelados para acompanhar a mudança do consumidor e reforçaram suas fórmulas para não transferir o make para a máscara de proteção.

No e-commerce da marca de maquiagem Dailus, um anúncio em destaque chama a atenção para um “kit de make completa sem sujar a máscara”, com corretivo, pó translúcido, máscara para cílios, brilho labial, gel para sobrancelhas incolor e lápis de olho. “Com essa seleção de produtos, seu make nunca mais vai se transferir para a máscara de proteção”, diz o anúncio do kit, que custa R$ 118,30.

Quem confirma é Carla Sinodio, influenciadora digital do perfil @tremchiqueskin, com quase 50 mil seguidores, sobre beleza e cuidados com a pele. “A maquiagem mudou muito para mim. Tenho optado por usar uma base bem levinha quando preciso usar, porque elas se transferem menos para a máscara. Uso primer antes e sempre finalizo com pó compacto, fixador de maquiagem ou água termal por cima, pois segura mais a maquiagem”, ensina ela. “Senão, eu só aplico corretivo em lugares pontuais no rosto, onde a máscara não tampa, e capricho na máscara de cílios”, explica a influenciadora, que compartilha dicas como essa diariamente em seu perfil no Instagram.

LIMPEZA FACIAL

Carla também alerta sobre a conscientização maior em relação à importância de cuidar do rosto, em especial porque a máscara aumenta a transpiração e prejudica a pele. “Procuro limpar bem a pele antes de usar a máscara e uso produtos que vão deixar a pele hidratada, como um sérum”, ressalta. Muitos profissionais ponderam sobre a manutenção da rotina de make em tempos de pandemia.

O uso de máscaras pode obstruir os poros e, se a pessoa estiver com maquiagem por baixo da máscara, pode agravar ainda mais os problemas na pele. “A pele pode ficar mais sensível, e pode haver piora de doenças e dermatites já existentes ou até mesmo desencadear uma rosácea, como a dermatite seborreica”, diz a dermatologista Lívia Fraga.

Dr. Alberto Cordeiro Dermatologista

ESPECIALISTA EM COSMIATRIA E TRICOLOGIA NA CLÍNICA HORAIOS, EM SÃO PAULO 

A maquiagem reduz a eficácia da proteção da máscara? A maquiagem não reduz a eficiência das máscaras, desde que aguardemos a sua absorção para, então, colocar a máscara.

O uso de máscaras pode causar problemas de pele? É preciso sempre identificar as necessidades da pele antes. Um exemplo: se a pele estiver muito oleosa e usarmos uma máscara pesada, pode causar acne, sim. Posso usar maquiagem por baixo da máscara? Pode, sim, desde que você espere a maquiagem secar antes de colocar o acessório.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!