Pode vir quente

Às vésperas do verão, homens ganham opções frescas e casuais para aproveitar o calor


Publicado em 26 de novembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Não é um clichê escrever que o verão é a estação mais esperada do ano: é um fato. Quando o sol fica mais forte, o humor das pessoas parece mudar, surge uma vontade de aproveitar o dia e, junto, as possibilidades da moda se transformam.

A cada ano, elas são atualizadas e, já faz tempo, não só as mulheres são contempladas. Para esta temporada, os homens também têm diferentes opções no closet, mas duas parecem se destacar: a calça cropped, aquela mais curta, que deixa os tornozelos ou as meias à mostra, e os tons candy ou pastel.

“O tom pastel fica incrível combinado a outro tom do mesmo tipo. Cremes, rosa-bebê, azuizinhos, amarelozinhos e verde- claro conferem looks que remetem a um frescor vintage. Um look total monocromático em tom pastel fica moderno e é supertendência”, ensina o stylist mineiro Rodrigo Polack, responsável pela produção de famosos como a cantora Cláudia Leitte e o blogueiro Hugo Gloss.

Prestes a estrear seu primeiro programa na TV de dicas de moda, ao lado de Chris Flores (a série “5 Looks”, no canal Discovery Home & Health, vai ao ar no primeiro semestre de 2018), Polack sugere situações nas quais se pode contar com o candy. “Ele vai do escritório, em dias quentes, ao fim de semana, com peças como short de alfaiataria e camisa de linho. Uma linguagem muito atual sao os tons monocromáticos, como um rosa-bebê na parte de cima e um rosa um pouco mais fechado embaixo, mas esse é um look ainda mais moderno: é preciso personalidade para ‘segurar’”, afirma.

O consultor de moda e apresentador do “Esquadrão da Moda”, do SBT, Arlindo Grund é pessoalmente fã dessas cores e dá outras dicas. “Elas podem ser combinados com opções neutras, com o jeans, por exemplo. Como o tom pastel passa tranquilidade, para usar no escritório é preciso uma camisa bem cortada e cuidado com os paletós, porque podem passar um certo ar de romantismo e fragilidade na hora errada”, observa.

O relações públicas Phillip Martins, por exemplo, prefere cores mais sóbrias para o trabalho, especialmente o preto. A situação é bem diferente na hora do lazer. “Em momentos ‘relax’ uso cores mais frias e candy, como amarelo, verde, rosa seco. Acho que elas têm a ver com isso e com o sol”, afirma.

Uma das marcas que aderiu à proposta candy é a Richards, conforme explica a porta-voz Paula Fernandes, gerente de estilo. “Camisas de linho podem ser combinadas com blazers e calças chino, criando um visual que mescla características elegantes e, ao mesmo tempo, despojadas. Outra proposta é combinar tons suaves em diferente peças no mesmo look, como, por exemplo, calça amarela com uma camisa de linho azul, ambas em tonalidades claras”, comenta.

A VR Collezioni também têm opções nessa seara. “As camisas lisas e as calças chino azul e em tons ‘foncés’ são peças versáteis para criar o visual sem sair tanto da zona de conforto. Só cuidado com peças que possam ter características infantilizadas. Combine as cores suaves com tons pesados, como os terrosos”, explica o diretor criativo da VR Collezioni, diz Luiz Monteiro.

O sócio-proprietário do Clube das Marcas, multimarcas de BH, Miguel Andreola, também defende a proposta para o verão, já que a ideia deixa a produção masculina com a cara da estação, diz ele. “Para aqueles que desejam arriscar sem sair da zona de conforto, calças chino azul, branca, nude ou salmão com blusas lisas e claras são ótimas pedidas. Duas dicas importantes: evite misturar cores vibrantes e fuja do preto em alguma das peças”, ensina.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!