Quarentena

Spa em casa: especialistas ensinam de hidratações caseiras até pintar o cabelo

Com a medida de isolamento social para conter o avanço da pandemia do coronavírus, os salões de beleza foram fechados e muitas pessoas recorreram ao famoso “faça você mesmo


Publicado em 28 de abril de 2020 | 11:12
 
 
 
normal

Com a medida de isolamento social para conter o avanço da pandemia do coronavírus, os salões de beleza foram fechados por tempo indeterminado. Com isso, muitas pessoas recorreram ao “Do It Yourself” (DIY), o famoso “faça você mesmo”, e têm se virado dentro de casa para manter o cuidado com os cabelos e a pele (e outros rituais de beleza) em dia. 

De acordo com a visagista e hairstylist do salão de beleza Maison Rocha Rosângela Rocha, o simples cuidado com a aparência durante a quarentena pode fazer toda a diferença. “Quando cuidamos do visual, nosso humor e autoestima também são beneficiados. Afinal, qualquer mudança no exterior tem uma ação direta no nosso interior”, acredita.

No site Pinterest, uma plataforma online de pesquisas e inspirações, as buscas por “autocuidado em casa” tiveram um aumento de 332% no período de isolamento, o que prova que as pessoas estão descobrindo novas formas de cuidar delas mesmas e procurando produtos para ajudá-las a recriar tratamentos habituais de beleza em casa.

No início da quarentena, a apresentadora Isabella Fiorentino compartilhou em suas redes sociais algumas dicas de como pintar os próprios fios brancos do cabelo. No tutorial, ela mostrou o passo a passo de como faz em sua casa. “Já que está todo mundo reclamando de cabelo branco, precisando se virar, vou dar uma dica. Mas é só em caso de emergência. Não abandonem seus cabeleireiros, por favor”, disse.

Por outro lado, encarar os dias isolados pode ser também uma boa oportunidade para dar um tempo na maquiagem e, consequentemente, renovar e cuidar da pele. Anitta, Fernanda Paes Leme e Deborah Secco estão reconhecendo os benefícios de investir na rotina de skincare, compartilhando cliques com a pele natural e cuidada. 

Para facilitar o seu spa em casa, convocamos especialistas para ensinar os cuidados em casa.

Depilação
Regina Jordão, CEO e fundadora do Instituto Pello Menos, explica que, na hora de fazer a depilação com cera quente em casa, há risco tanto de queimar quanto de machucar a pele na hora da remoção do produto, que requer uma técnica profissional. “Por precaução, opte por métodos menos perigosos, ainda que o resultado estético não seja o esperado. É preciso ter em mente que essa fase é passageira”, sugere ela. O melhor é optar pelo método de cera fria ou mesmo com lâminas.

Como fazer? Use lâminas novas e de boa qualidade. É preciso descartá-las após o uso. “Jamais use lâminas que ficaram expostas no banheiro, pois o material pode enferrujar ou haver contaminação por fungos, já que estes gostam de locais úmidos”, alerta a profissional.

Preparação. Uma dica legal é fazer uma esfoliação com cremes específicos para a pele antes da depilação. “Faça movimentos circulares, massageando a cútis para eliminar as células mortas e retirar a camada danificada da superfície. Esse cuidado ajuda a reduzir os pelos encravados e faz a depilação durar um pouco mais”, ensina.

Tintura capilar
Raiz aparente ou incômodo com os fios brancos que começaram a surgir na quarentena? Vale investir em tinturas e tonalizantes para aplicar em casa. Mas o procedimento requer alguns cuidados. De acordo com a tricologista Viviane Coutinho, deve-se reforçar a hidratação dos fios antes do processo químico. “Invista em óleos vegetais, como o de abacate e o de macadâmia”, explica a especialista, que enfatiza que é necessário seguir também as recomendações do fabricante da tintura na hora de tingir a madeixa. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Além de pintar, tornar esse momento único com um papo super gostoso com meus filhos!

Uma publicação compartilhada por Isabella Fiorentino Hawilla (@isabellafiorentino) em

Aplicação. Vai pintar todos os fios, da raiz à pontas? Então use a própria bisnaga do kit da tintura e espalhe com as mãos com auxílio de luvas. Outra dica é dividir o cabelo em mechas da largura de mais ou menos um dedo. “Mas se for apenas um retoque na raiz, vale misturar a tinta em um recipiente e pintar com pincel. O tempo de ação varia entre 30 a 40 minutos e, depois, é só lavar”, alerta a hairstyst Gigliola Almeida, do salão de beleza Gigliola Studio. Lembrando que é aconselhável usar roupas que possam ser manchadas sem problemas.

Preparo. A profissional ainda explica que, para pintar os fios, é preciso deixar de lavar a cabeça por dois dias e aplicar a tinta com ele seco. “A oleosidade natural do cabelo e principalmente do couro cabeludo protege a pele da química da tinta”, alerta.

Hidratação caseira
Rosângela Rocha, do salão de beleza Maison Rocha, sugere reforçar a hidratação não só na face, mas em áreas mais secas da pele, como cotovelos e joelhos, que costumam ressecar com mais facilidade. “Em casa, pode-se optar por produtos caseiros, como açúcar e mel. Essa combinação, além de remover células mortas, hidrata a pele”, aponta.

Receitas
Por Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria da Horaios Estética

Máscara caseira para peles ressecadas 
Ingredientes: 
1/2 abacate 
1 colher de sopa de mel ou óleo de amêndoas 

Modo de preparo: 
Amasse o abacate até virar uma pasta. Em seguida, acrescente o mel ou óleo de amêndoas na mistura. Aplique em todo rosto, aguarde de 10 a 15 minutos e enxágue. 

Máscara para peles oleosas e com acne 
Ingredientes: 
5 morangos 
100 mL de iogurte desnatado 

Modo de preparo: 
Em um liquidificador, coloque os morangos e o iogurte e bata até formar uma pasta. Retira do liquidificador e aplique a máscara em toda a face. Deixe agir de 10 a 15 minutos, logo em seguida, enxague.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!