É pra brilhar!

Strass retorna longe da cafonice

Uma das maiores tendências dos anos 2000, as pedrinhas brilhantes retornam arrematando acessórios


Publicado em 14 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

No ar na pele da chiquérrima digital influencer Virgínia, na trama global “A Dona do Pedaço”, a atriz Paolla Oliveira já disse em algumas entrevistas que o estilo dela não tem muito a ver com o da sua personagem. Mas ela conta ter dado uma nova chance a algumas tendências que antes não via muito em seu guarda-roupa pessoal – caso do strass, que tem o seu retorno, diga-se de passagem, triunfal, na moda e se firma como opção certeira para o inverno.

É claro que a novela acaba sendo, indiretamente, uma das influências de moda mais democráticas do Brasil – afinal, tudo o que é mostrado na tela torna-se imediatamente hit instantâneo nas ruas. Além dela, recentes desfiles em Nova York, como Burberry, Christopher Kane e Area, recuperaram o material para o inverno. Mais uma prova de que a moda dos anos 2000 parece estar querendo dar as caras novamente. “O strass é um item clássico, o ano todo tem. Agora, as pessoas entenderam as possibilidades que esse aviamento dá em roupas e acessórios”, disse o stylist David Souza. “Antes, existia um preconceito enorme em relação ao material, e isso foi quebrado. Hoje, ele serve de acabamento e franjas em acessórios exagerados. Agora, ele é chique”, arremata.

Mais é mais

Se o brega de hoje é o hit de amanhã, o strass é um bom exemplo disso. Para a designer Carol Maqui, diretora criativa da marca de bolsas O Jambu, o brilho exagerado, de forma geral, é uma das fortes tendências. “O cafona tem o excesso como principal característica. Não só o brilho, mas todo ele é uma tendência. Acreditamos muito nesse retorno, e isso tem se afirmado nas principais marcas internacionais e vem sendo consumido pelos principais difusores da moda, como cantores e cantoras em seus figurinos”, disse.

Mesmo que fake, o brilho foi parar nas bolsas da coleção recém-lançada da marca O Jambu, batizada de “Perua Clandestina”. “O brilho do strass vem para ostentar e fazer uma alusão ao brilho dos diamantes e das pedras preciosas”, disse Carol.

Em um tour rápido pelo centro da cidade, tomado pelas lojas de comércio popular, também é possível encontrar exemplares incríveis de acessórios adornados pelas pedrinhas de brilhantes. Basta um desses para ser capaz de transformar um look simples sem esforço algum, como provam as blogueiras em seus cliques recentes.

Ainda em tempo do retorno das presilhas para os cabelos, as versões com muito strass também se firmam como as favoritas. “Mas o brinco é algo simples, fácil e prático para usar. Tem até os pequenininhos para homens, que são supercharmosos, e os enormes e compridos para as mulheres”, sugere o stylist. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!