Inverno

Xô ressecamento!

Não há vento frio que impeça suas madeixas de ficarem mais bonitas durante a estação mais fria do ano com as dicas listadas a seguir


Publicado em 25 de junho de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

As temperaturas mais amenas podem até ser sinônimo de elegância quando o assunto é o guarda-roupa, mas, tratando-se de cabelo, nem sempre são aliadas da beleza. Isso acontece porque, lá fora o clima fica mais seco, e a maioria das mulheres aumenta a temperatura do chuveiro na hora de lavar os fios e dobra a intensidade com que se usa secador e chapinha. É justamente essa exposição excessiva ao calor que pode danificar a estrutura dos fios, causando ressecamento, frizz, oleosidade e até queda intensa.

É o que explica Renata Souza, especialista em tratamentos capilares naturais da rede SpaDios. “Nestes dias a produção de glândulas sebáceas diminui, e os cabelos tendem a ressecar com mais facilidade. Alguns hábitos, como os banhos quentes, também prejudicam os fios, uma vez que o calor dilata as cutículas e desidrata a fibra capilar. Isso faz com que os cabelos fiquem opacos e ressecados”, esclarece.

Uma das práticas usadas no spa, que cuida das madeixas de celebridades como Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine e Isabella Fiorentino, é usar água mineral filtrada – cerca de 500 ML – em temperatura ambiente ou morna durante o último enxágue. A finalização dessa forma, de acordo com Renata, sela as cutículas e deixa os fios mais brilhantes. “A água comum, do chuveiro, possui muito cloro e flúor, o que acaba deixando resíduos e fazendo com que o fio perca hidratação”, relata.

Junção. Além dos hábitos que proporcionam a tendência ao ressecamento, a pouca umidade do ar faz com que a hidratação seja premissa para que os fios fiquem bem-tratados. Rosângela Rocha, hair stylist do Maison Rocha, sugere adotar neste período o cronograma capilar, para reverter o aspecto seco que engloba, além da hidratação, a nutrição e a reparação dos fios. “A hidratação é utilizada para repor água e umidade dos fios; a nutrição repõe os lipídeos, mantendo os cabelos mais alinhados; e a reconstrução devolve a massa e as proteínas, restabelecendo a força dos cabelos”, ensina.

Todos os procedimentos podem ser complementares nesta época do ano, feitos, geralmente, a cada 15 dias ou quando houver necessidade: “Eles são importantes para devolver a umidade para a ponta do cabelo e o frescor à raiz”, pondera. Ela ainda explica que os fios quebradiços que sofreram transformações químicas, como alisamento ou coloração, são os que mais necessitam desta junção de máscaras capilares que promovem a recuperação dos fios. “Em uma mesma hidratação você também pode nutrir e reparar. É importante associar os três tratamentos para que o fio fique macio e maleável; se usar só o produto de reconstrução, o fio pode ficar mais rígido e quebradiço”, alerta.

Passo-a-passo

Fazer uma hidratação pelo menos uma vez por semana é uma forma eficiente de repor os nutrientes perdidos durante o inverno. Rosângela Rocha, hair stylist do Maison Rocha, ensina como realizar o ritual em casa. Primeiro é preciso lavar os fios – pode-se utilizar um xampu especialmente para limpar o couro cabeludo.

1. Aplique o creme de hidratação a um palmo de distância da raiz do cabelo

2. Deslize o creme do comprimento até as pontas, mecha por mecha

3. Em casa, utilize uma touca de banho para aquecer os fios por 15 minutos

4. Em casa, utilize uma touca de banho para aquecer os fios por 15 minutos

Cuidados no inverno

Secagem. “Evite o secador muito quente, que pode deixar os fios oleosos e pesados. O ideal é secar com uma temperatura média e a uma distância de um palmo dos fios”, disse Renata Souza, do SpaDios.

Evite. “Nunca durma com o cabelo molhado. Nesta época do ano, a raiz demora cerca de 24 horas para secar, e os fios úmidos podem causar queda, caspa e alopecia”, alerta Rosângela Rocha, do Maison Rocha.

Receita. Antes de lavar os cabelos, a terapeuta capilar Renata Fraga sugere higienizar o couro cabeludo e ainda reduzir a descamação. “Use quatro colheres de vinagre de maçã e dois raminhos de alecrim dentro. Deixe marinar uns minutos e aplique no couro cabeludo com algodão ou com buchinha do norte, fazendo movimentos circulares”, ensina.

Troca-Troca. “Para que as madeixas adaptem-se à mudança do clima, trocar o xampu e condicionador por aqueles com formulação mais hidratante nessa época é uma boa pedida, mas ainda assim, é preciso que estejam adequados ao tipo de cabelo para não pesar demais”, sugere a especialista Renata Souza do SpaDios, de São Paulo.

Banho. “A água muito quente pode até descamar o couro cabeludo, originando a caspa, além de inflar as escamas e deixar o cabelo mais cheio”, afirma. O protetor térmico deve ser sempre utilizado antes do secador, pois, além de polir e proteger do calor, dá um grau de fixação maior aos fios, garantindo cabelos bonitos por mais tempo”, explica Rondy Gonçalves, hair stylist do Platinum Visage.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!