CONSEQUÊNCIA

Doenças cardiovasculares podem ser causadas por má higiene bucal

Segunda maior causa de morte no país, as doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros; bactérias que causam gengivite podem entrar na corrente sanguínea


Publicado em 28 de fevereiro de 2014 | 18:07
 
 
 
normal

Doenças cardíacas podem estar relacionadas à falta de higiene bucal. Isso é o que afirma uma pesquisa do Instituto do Coração (Incor), realizado em São Paulo. Segundo o estudo, de 2012, 45% dos problemas de coração investigados tinham origem na cavidade bucal, devido a cáries com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

“A boca é a maior cavidade do corpo em contato com o mundo exterior, porta de entrada do tubo digestivo e auxiliar da respiração. Por suas características e funções, a boca é um ninho de bactérias”, explica Paulo Coelho Andrade, especialista em Implantodontia. Segundo ele, apenas 1 ml de saliva contém cerca de 150 milhões de bactérias, que podem causar inflamações na gengiva ou no tecido que une os dentes ao osso, levando à mobilidade dental ou à perda do dente.

Inflamados, os tecidos tornam-se irritáveis e podem sangrar durante a movimentos como mastigação, escovação ou limpeza com fio dental. A partir desse sangramento, há a possibilidade de os micróbios que desencadearam o processo entrarem na corrente sanguínea, chegando assim a outras partes do organismo.

Segunda maior causa de morte no país, conforme o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares afetam milhões de brasileiros. No mundo, o mal, que inclui infartos e acidentes vasculares cerebrais, é o principal responsável pelos óbitos, informam dados da Organização Mundial da Saúde. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!