A hidroterapia é uma forma da fisioterapia ser realizada dentro da água. Fisioterapeutas explicam que essa técnica é mais usada em tratamentos longos, como por exemplo, em pacientes com problemas neurológicos. Isso porque essa técnica faz com que o paciente também relaxe e alivie o estresse sobre as articulações sustentadoras de peso e permitindo a realização de movimentos com forças gravitacionais reduzidas.
Os especialistas afirmam que, na hidroterapia, o paciente pode se exercitar com mais facilidade que a fisioterapia comum, além de causar menos dor.
O fisioterapeuta Rogério Celso explica que em pacientes com lesões parciais ou incompletas, os movimentos na água se tornam mais fáceis, acelerando os resultados e trazendo mais confiança. “Do ponto de vista psicológico, o paciente se sente mais autoconfiante, por poder praticar na água exercícios que não conseguiria praticar em terra, o que motiva e instiga que o mesmo queira continuar melhorando continuamente”, completa o especialista.
De acordo com fisioterapeutas, as causas de lesão neurológica podem ser variadas, desde uma anomalia congênita até um trauma de coluna com lesão de medula espinhal devido a um acidente de trânsito ou queda, passando por doenças que afetam o sistema nervoso central.