Chuva espacial

Temporada de meteoros: saiba quais fenômenos você pode ver no mês de agosto

Até o próximo dia 23 será possível observar os céus a olho nu e ver alguma movimentação espacial


Publicado em 12 de agosto de 2020 | 16:31
 
 
 
normal

O mês de agosto é recheado de chuvas de meteoros, algumas delas bem visíveis e favoráveis a nós brasileiros. Depois da Piscis Austrinídeos, dentro da constelação Peixe Austral, que ficou visível na noite do último dia 10, os próximos fenômenos ocorrem pelo menos até 24 de agosto.

Até o dia 15, a chuva Alfa-Capricornídeas, em Capricórnio, fica ativa. Originária de um cometa, ela teve seu ponto alto no final de julho, mas propiciou um belo fenômeno no último dia 3 em diversas cidades de Minas Gerais. Em Oliveira, o repórter cinematográfico Welter Mesquita Vaz registrou a desintegração de uma bola de fogo em contato com nossa atmosfera.

Outro fenômeno nos céus será propiciado na constelação de Aquário, com as Delta-Aquarídeas, também originadas de um cometa, que serão visíveis até o dia 23.

Já as Perseidas, provocadas pelo cometa Swift Tuttle, e que ocorrem na constelação de Perseu, o Herói, vão até o dia 24 de agosto. Porém, por ocorrem durante o dia aqui no Brasil são imperceptíveis a olho nu.

Entenda

De vez em quando, o planeta Terra atravessa a órbita de uma corrente de meteoróides. Quando isso ocorre, vários meteoros entram juntos na atmosfera, em trajetórias paralelas, e parecem vir de um mesmo lugar. Essa região se chama ponto radiante e a chuva de meteoros recebe o nome da constelação onde está o ponto radiante.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!