18 de janeiro

Sistema Ocemg oferece curso gratuito sobre cooperativismo em BH

A segurança oferecida pelo setor chama atenção de cada vez mais pessoas que buscam fazer parte das cooperativas; saiba mais


Publicado em 17 de janeiro de 2017 | 14:57
 
 
 
normal

O cooperativismo mineiro tem mostrado sua força, mesmo ante um período incerto para a economia. A segurança oferecida pelo setor chama atenção de cada vez mais pessoas que buscam fazer parte das cooperativas. Em 2015, foram 90 mil novos cooperados em Minas, um aumento de 7,1%. Mas, para que uma empresa seja longeva, é preciso conhecimento. Pensando nisso, o Sistema Ocemg oferece ao longo do ano a palestra gratuita de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo. As próximas serão realizadas nos dias 18 de janeiro e 22 de fevereiro.

Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição no site e enviá-la preenchida para o e-mail inscricao@minasgerais.coop.br. São ofertadas 20 vagas de acordo com a ordem de inscrição.

Durante o curso, membros da equipe técnica do Sistema Ocemg abordam temas relativos ao funcionamento das cooperativas, direitos e deveres das instituições e dos cooperados, princípios e valores cooperativistas, história do cooperativismo no Brasil, vantagens das cooperativas em relação às empresas comuns, além do sistema administrativo, contábil e jurídico do segmento.

Suzana Gomes fez parte da turma de novembro. Ela participou da palestra para pôr em prática o desejo de constituir uma cooperativa. “O curso me ajudou bastante, pois senti confiança no professor e nos conteúdos compartilhados. Já estou no processo de documentação para constituir em breve uma cooperativa de trabalho”, explica.

O analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Rogério Coelho, explica que, para facilitar a absorção dos conteúdos, a apresentação possui um tom dinâmico. "Recebemos perfis diferentes de pessoas interessadas no tema. Desde aqueles que desejam constituir uma cooperativa, passando pelos que já fazem parte de uma e desejam se atualizar, até os que somente conhecem superficialmente o setor cooperativista. Para que todos absorvam o conteúdo, seguimos com um esquema de linha do tempo, que parte do surgimento das cooperativas até o passo a passo para se constituir uma", diz.

Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a entidade prioriza essa iniciativa com o propósito de fomentar a cultura da cooperação e do empreendedorismo no Estado. “As palestras de orientações básicas acontecem há muito tempo e sempre temos demanda de pessoas interessadas nesse modelo inovador de negócios que é o cooperativismo”, ressalta.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!