Chegou a vez de a moto mais popular do Brasil se aposentar. Após 42 anos de mercado e mais de 7 milhões unidades vendidas no país, a Honda CG 125 parou de ser produzida pela marca japonesa.
De acordo com a Honda, a mudança de perfil do motociclista brasileiro aliado ao crescimento nas vendas dos scooters foi decisivo para tirar de linha a moto mais consagrada na história da marca no país.
Até se esgotarem os estoques, a CG 125 2018 seguirá à venda nas concessionárias. O modelo é oferecido nas versões Fan (R$ 7.161) e Cargo (R$ 7.165).
Pelé e motor a álcool
Sucesso de vendas desde o lançamento por sua durabilidade, preço e fácil manutenção, a Honda CG 125 teve como garoto-propaganda ninguém menos que Pelé.
O modelo também foi o principal responsável pela construção da primeira fábrica da Honda Motos no Brasil, na Zona Franca de Manaus, em 1976. Em 1981, a CG 125 foi a primeira moto do mundo movida a álcool (etanol). Hoje, roda apenas com gasolina.
Primeira geração da CG 125 em 1976 (Honda/Divulgação)
Altos e baixos
Em termos de mercado, o ano de 2008 foi o melhor do modelo no Brasil com 439,9 mil unidades produzidas.
Em 2015, a Honda substituiu a linha CG 150 pela CG 160, mas manteve a 125, que em 2016 recebeu injeção eletrônica.
Para se ter uma ideia, no ano passado, a Honda produziu 26,5mil CGs 125, o que foi equivalente a apenas 9,4% do volume fabricado da CG 160, mais potente e com mais versões.