Desde sempre, o Porsche 911 é objetivamente muito bem-sucedido do ponto de vista visual. E o novo 911 Carrera S aprofunda isso. O nariz é idealmente dividido em duas seções horizontais: na parte inferior, nas laterais, há os radiadores, enquanto no centro há espaço para os sistemas de assistência à direção. No topo, o corpo é inspirado por um disco voador e cria uma leve ponta. O capô é mais musculoso graças a duas costelas importantes que partem do vidro e convergem para o focinho.
De perfil, o novo Porsche 911 – ou tecnicamente o 992 – é simplificado. Tem grandes protuberâncias sobre as rodas e se estreita na parte central, na altura das portas. Tudo é muito sinuoso e aerodinâmico. Na traseira, os dois escapamentos são integrados ao extrator de ar. A carroçaria é pronunciada.
Na estrada
Dinamicamente, o novo Porsche 911 é feito para correr sobre trilhos. Com um arsenal eletrônico, ele pode ser conduzido com a maior decisão sem nunca perder contato com o asfalto. Isso por mérito do gerenciamento de tração, que dá maior agilidade ao carro, apesar do aumento de 55 kg no peso em relação ao antecessor. O carro cresceu: mais tecnológico, um estilo mais refinado, mais amplo e até mais pesado.
No interior, ocorreu uma verdadeira reviravolta. É uma tentativa da Porsche de se adequar a novos públicos, como é o caso da ausência de uma alavanca de câmbio tradicional. No caso do modelo automático, não foi difícil.
No Brasil, são vendidos os modelos Carrera S, por R$ 679 mil, e Carrera S Cabrio, por R$ 729 mil, ambos com tração traseira, enquanto os modelos com tração nas quatro rodas, Carrera 4S e Carrera 4S Cabrio, saem respectivamente, por R$ 719 mil e R$ 769 mil.
Mudanças para mais conforto
Testar o novo Porsche 911 é, no mínimo, uma experiência excitante. Ainda mais se for ao longo das sinuosas estradas do Norte da Córsega, onde é possível destacar as características dinâmicas do esportivo alemão, a partir da cidade de Bastia, capital da ilha francesa.
O primeiro contato com o novo Porsche 911 é positivo: a posição de condução é confortável e facilmente adaptável às necessidades de quem pilota, inclusive pelo volante, ajustável em profundidade e altura. A bordo, percebe-se o pesado trabalho de poda feito pelos engenheiros alemães. Eles ampliaram o túnel central e removeram todos os botões, o que esvaziou o efeito “nave espacial”, típico dos carros Porsche. O interior ficou bem ordenado, limpo e minimalista.
Os botões próximos aos polegares controlam o sistema multimídia e o painel de instrumentos, enquanto no lado direito há o seletor do modo de condução. Hoje encontramos um quinto modo, chamado WET e é útil para diluir a exuberância do potente motor turbo de seis cilindros.