Revolução

App Spritz promete triplicar a velocidade de leitura de textos

Nesta sexta, desenvolvimento do aplicativo entre em nova fase: 10.000 produtores cadastrados receberão ferramentas para integrá-los aos seus aplicativos e websites


Publicado em 20 de março de 2014 | 15:32
 
 
 
normal

Spritz: esse é o nome de um aplicativo que promete revolucionar a leitura online.

Em desenvolvimento há três anos, o app, criado por norte-americanos, pretende aumentar a velocidade média de leitura em até três vezes: de 220 palavras por minutos para até mais de 600. Se atingir a velocidade máxima do aplicativo, um leitor conseguiria completar um livro de 300 páginas em cerca de 90 minutos.

Para conseguir a façanha, o Spritz utiliza princípios de leitura dinâmica e uma mudança de ritmo da atividade: no lugar de movimentar os olhos, o usuário terá as palavras se movimentando em um mesmo ponto fixo. Segundo informações do site do aplicativo, nesse processo atual, gasta-se 20% do tempo interpretando o conteúdo, e 80% procurando um novo ponto de fixação.

Isso aconteceria porque o olho humano está sempre buscando um certo ponto dentro da palavra, algo chamado 'reconhecimento do ponto ideal', ou ORP. Depois dos olhos encontrarem a ORP de uma palavra, o cérebro começa a processar o significado dessa. Os olhos, então, se movem para a próxima palavra buscando um novo ORP.

Na prática
Para disseminar o produto, a Spritz abriu dados de sua plataforma visando o desenvolvimento de aplicações. Nesta sexta-feira (21), o aplicativo entre em nova fase: 10.000 desenvolvedores já cadastrados receberão ferramentas para integrar o Spritz aos seus aplicativos e websites. Tudo será gratuito para os desenvolvedores. "Android virá em primeiro lugar, em seguida, web (Javascript) e, em seguida, iOS", apontam as explicações no site.

O aplicativo já foi usado em testes em aparelhos Samsung, especialmente no relógio inteligente Galaxy Gear . Mas, segundo os desenvolvedores, a ideia é que ele se popularize em meios diversificados.

Teste
Abaixo, confira demonstrações de uso do Spritz, começando com uma velocidade de 250 palavras por minuto (pouco acima do valor médio), passando para 350 e, por fim, 500. Lembre de se concentrar na letra vermelha, o ponto de fixação. 

 

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!