Lembra dela?

BlackBerry: ex-gigante entre as fabricantes de smartphones está prestes a morrer

Chinesa TCL, que detém a antiga marca norte-americana desde 2015, anuncia que vai encerrar a venda de celulares da BlackBerry a partir de setembro deste ano


Publicado em 04 de fevereiro de 2020 | 18:26
 
 
 
normal

Mundialmente famosa por seus smartphones com um miniteclado físico que tanto fizeram sucesso antes dos iPhones, no início dos anos 2000, a BlackBerry está perto de chegar ao fim.

Nesta terça-feira (4), pelas redes sociais, a chinesa TCL - que comprou a marca em 2015 - anunciou que não irá mais vender telefones da BlackBerry a partir de setembro deste ano.

Segundo a TCL, a partir de 31 de agosto, a empresa não perderá a licença de desenho e manufatura dos modelos da antiga marca norte-americana. Para honrar os compromissos de garantia de fábrica, os smartphones da BlackBerry ainda existentes no mercado continuarão tendo suporte técnico até 2022.

Desde 2016, a TCL colocou no mercado aparelhos rodando Android no lugar do BBOS, o sistema operacional próprio da BlackBerry, além claro, do design típico da marca com o famoso miniteclado físico.

No entanto, os smartphones passaram longe de ter o sucesso dos antigos BlackBerrys ganhando ainda notas baixas nos reviews de especialistas em tecnologia. Ao que tudo indica, a antiga marca que disputava com a Nokia a liderança do mercado de telefones celulares vai mesmo morrer neste ano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!