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Google obtém bilhões de dólares de sites de notícias, segundo estudo

A News Media Alliance retoma os argumentos que a empresa e outros gigantes prejudicariam a mídia tradicional ao dominar o ecossistema de notícias da internet


Publicado em 10 de junho de 2019 | 19:13
 
 
 
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O Google embolsou cerca de US$ 4,7 bilhões em 2018 graças aos sites de notícias, mas sem compensá-los, destaca um estudo patrocinado pela indústria de meios de comunicação dos Estados Unidos publicado nesta segunda-feira.

O estudo, preparado pela News Media Alliance, retoma os argumentos do setor sobre o Google outros gigantes on-line que prejudicariam a mídia tradicional ao dominar o ecossistema de notícias da internet e a receita de anúncios gerados por ele.

Aponta que o Google tem monetizado cada vez mais conteúdos de notícias, ao mesmo tempo em que trabalha para manter os consumidores em seu ecossistema e que as buscas de notícias ajudam o gigante da internet a coletar dados de seus usuários para ajudar a adaptar seus outros produtos.

O relatório deve ser apresentado esta semana em uma audiência do Congresso sobre violações da lei antitruste por empresas de alta tecnologia e em apoio à legislação que permitiria aos veículos de mídia obter isenções da lei antitruste para negociar receitas digitais.

O Google questionou o estudo, assim como alguns analistas.

"Esses cálculos são imprecisos, como vários especialistas apontam", disse um porta-voz do Google.

"O estudo ignora o valor que o Googleproporciona. Todos os meses, o Google News e Google Search redirecionam mais de 10 bilhões de cliques para os sites dos editores e geram assinaturas e receitas significativas de publicidade", acrescentou. 

Outros analistas também expressaram ceticismo quanto aos métodos e conclusões do estudo realizado pelo grupo de mídia, anteriormente conhecido como Associação de Jornais dos Estados Unidos.

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