São Paulo. O Google vai intensificar o uso das informações geradas pelas pesquisas em seu buscador para oferecer serviços de consultoria para o varejo. A empresa já fazia esse monitoramento de tendências de buscas durante a Black Friday, principal data de promoções do comércio eletrônico, em novembro.
O serviço ficará disponível durante todo o ano. A expectativa é que ele seja usado principalmente em datas como o Dia das Mães, dos Namorados e Natal.
Nele, a companhia fornece painéis nos quais combina dados como produtos mais procurados, onde foram feitas as buscas, preço do item em diferentes lojas, posição dos produtos da empresa nas buscas e cliques recebidos. As informações são analisadas por sistema de inteligência artificial que, junto a equipe de especialistas, identifica padrões.
É possível assim descobrir que a busca por aparelhos de ar-condicionado aumenta quatro vezes quando a temperatura atinge os 30 graus, diz Diego Venturelli, gerente de insights para varejo do Google Brasil. Segundo ele, são usados apenas dados agregados, nunca de um único indivíduo. Informações como gênero, idade e outros interesses dos usuários também não são levadas em conta.
Clientes
Entre as companhias que usam o monitoramento na Black Friday, estão Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, B2W, Via Varejo e Mercado Livre. A iniciativa foi desenvolvida na unidade brasileira da companhia e está sendo apresentada a outros escritórios do Google mundo afora, diz Venturelli.
Nesta sexta-feira (22), o Google divulgou um relatório indicando que seu impacto econômico no Brasil em 2018 foi de R$ 41 bilhões. O cálculo considera o retorno sobre o investimento feito pelas empresas clientes que anunciam na plataforma de buscas, somado ao que é pago a produtores de conteúdos que recebem anúncios em seu site e doações de créditos para ONGs.