Bloqueio

Inteligência artificial vai filtrar comentários de ódio no Instagram

Usuário nem vai chegar a ver mensagens desagradáveis ou spam


Publicado em 01 de julho de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

SÃO FRANCISCO, EUA. O Instagram anunciou nesta semana que está usando inteligência artificial para filtrar comentários desagradáveis e spam no popular aplicativo de fotos e vídeos pertencente ao Facebook. Esse movimento ocorre em um momento em que o Facebook e outras companhias da internet trabalham para prevenir mensagens desagradáveis, discursos que incitem o ódio e o extremismo e a difusão de ideologias violentas em suas plataformas.

“Muitos de vocês nos disseram que os comentários tóxicos os desestimulam na hora de aproveitar o Instagram e de se expressarem livremente”, anunciou o cofundador e chefe executivo, Kevin Systrom, em um post de seu blog. “Para ajudar, desenvolvemos um filtro que bloqueia certos comentários ofensivos em posts e vídeos”.

Esse filtro será lançado primeiro em inglês e, eventualmente, irão acrescentando outros idiomas, de acordo com Systrom.

O Instagram anunciou também que seu filtro que escaneia o spam está desenhado para trabalhar em árabe, chinês, inglês, francês, alemão, japonês, português, russo e espanhol. “Nossa equipe esteve preparando nossos sistemas durante um tempo para reconhecer certos tipos de comentários ofensivos e spam de forma que o usuário não tenha que vê-los”, acrescentou. “As ferramentas estão melhorando com o tempo”.

Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube anunciaram nesta semana o lançamento de uma aliança anti-terror para impedir a proliferação de conteúdo extremista online. Cada um dos gigantes da tecnologia esteve trabalhando individualmente para prevenir que suas plataformas e serviços sejam utilizados para promover ou difundir pontos de vista extremistas.


Em teste

Imagens só para grupo de favoritos

O Instagram está testando uma ferramenta para dar mais opções aos usuários que se preocupam com privacidade: os “favoritos”. A proposta é controlar melhor o que é compartilhado na rede social de fotos e vídeos com uma espécie de lista na qual apenas seus amigos favoritos estão inclusos. O número de contatos eleitos pode ser modificado a qualquer momento.

Por enquanto, a novidade está em fase de testes, limitada a apenas alguns usuários. “Este é um teste inicial, com uma pequena porcentagem de usuários, e continuaremos interagindo para buscar a melhor experiência para a comunidade”, disse o Instagram.

O objetivo é permitir que nem todos os seguidores vejam tudo o que você publica, mas sem que, para isso, você tenha que bloquear contatos. Ainda que a rede social ofereça a opção de “trancar perfil”, nem sempre ela é efetiva para conter visitantes indesejados. (Da redação)


Flash

Na prática. O bloqueio pode ser ativado nas definições de comentários e será aplicado tanto nas fotografias como nos vídeos dos usuários. O dono da conta vai ler o restante dos comentários, e continua podendo, caso necessário, denunciar comportamento impróprio e apagar comentários que escapem aos filtros.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!