O Grupo Zema completa amanhã, dia 12, 100 anos. Fundado em Araxá - empresa da família do governador de Minas Gerais, Romeu Zema - faturou R$ 2,2 bilhões em 2022, com média de R$ 165 milhões por mês.

A expectativa é chegar aos R$ 2,5 bilhões neste ano.

A receita principal da companhia ainda vem de Minas Gerais, com 80% do seu faturamento.

Com atuação em mais de 16 Estados, são mais de 460 lojas, parceiros e correspondentes da Zema Financeira e do Consórcio Zema.

Com o zema.com, o e-commerce atendeu mais de 3.600 municípios em todo o país.

Atuação

O Grupo Zema está dividido nos seguintes negócios: Lojas Zema, Zema Financeira, Concessionárias, Zema Consórcio e Zema Seguros.

“Temos investido muito na transformação digital e multicanalidade, com integração das lojas físicas com o on-line, isto, falando sobre as lojas de eletro/móveis. Na Zema Financeira e Seguros, seguimos firmes em digitalização e otimização dos processos, com foco em uma melhor experiência dos parceiros aos nossos serviços. Entendemos que uma companhia deste tamanho precisa estar sempre atenta às novas tendências, e aproveitar, no bom sentido, a sua história para dar passos ainda maiores”, afirma o CEO, Romero Zema.

Negócios

Além do investimento de mais de R$ 5 milhões para a comemoração dos 100 anos, o grupo tem como foco investir em tecnologias para seus negócios.

Para melhorar a eficiência da distribuição do e-commerce, a empresa estuda investir em operadores logísticos em locais estratégicos como Espírito Santo, Belo Horizonte e São Paulo.

“Precisamos pegar todos os nossos braços de atuação e colocá-los na esteira da evolução digital e do novo modelo de consumo e negócios desta era. O perfil da compra mudou, a experiência e a jornada são outras. E o que queremos é, mais do que comemorar os 100 anos, estabelecer as novas diretrizes para os próximos 100”, avalia o CEO, Romero Zema.

Cultura

Com 5.100 funcionários diretos em seis Estados, o Grupo Zema tem, há 23 anos, o selo Great Place To Work, certificado internacional que considera a empresa como um ótimo ambiente para se trabalhar.

Segundo o Head de Marketing e E-commerce, Bruno Ferreira, chegar a 100 anos revela solidez e um selo que poucas empresas conseguem, principalmente aquelas que nascem de iniciativas familiares.

No entanto, segundo ele, o Grupo Zema quer fazer da data um marco para o olhar do futuro, com novos negócios e investimentos.