A primeira unidade da Rede Mater Dei de Saúde, fora de Belo Horizonte, completa cinco anos de funcionamento. O Hospital Mater Dei Betim-Contagem foi inaugurado em 19 de janeiro de 2019.

“Quando decidimos ir para a região de Betim e Contagem, as cidades tinham o segundo e terceiro PIB de Minas, respectivamente, além de um importante contingente populacional. Sempre monitoramos o número de atendimentos que fazíamos nos hospitais em BH, de pessoas que moravam não só em Betim e Contagem, mas em toda a região oeste de Minas Gerais, assim, identificamos uma oportunidade de crescimento”, ressalta José Henrique Dias Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde.

Novos investimentos

O Hospital possui 42 mil metros quadrados, com 14 andares e 13 salas cirúrgicas, além de uma capacidade instalada para 406 leitos. Mais de 40 planos de saúde estão credenciados e este número vai crescer nos próximos meses, além de novos investimentos em equipamentos de alta tecnologia. Mesmo com uma estrutura atual, a instituição já investe em modernizações. Recentemente o hospital ganhou uma maternidade com instalações aconchegantes e suíte VIP.

A obra que começou em 2017, gerou mais de 2.000 vagas de trabalho para a região, levando apenas 20 meses para ser concluída.

“As autoridades locais, os diversos órgãos e a prefeitura de Betim, tiveram uma boa vontade para receber a Rede Mater Dei, todos foram muito abertos ao projeto. Junto disso, nós temos uma equipe de obras muito consistente que está conosco há vários anos, assim foi possível desenvolver a obra com qualidade e velocidade”, enfatiza José Henrique.

Expertise

A estrutura física do hospital é premiada e contou com a expertise de muitos profissionais para alcançar a sustentabilidade que um projeto tão pujante necessita. “Tivemos o professor Siegbert Zanettini, um arquiteto renomado nos ajudando desde o início, a inteligência em termos de engenharia na construção e arquitetura, torna esse projeto um dos melhores e mais eficientes equipamentos hospitalares do Brasil,” conta.

Sustentabilidade

A comprovação da sustentabilidade do projeto pode ser observada, por exemplo, com o prêmio concedido em 2022, pela ASHRAE Chapter (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-Condicionado).

A ASHRAE avalia a qualidade do ar interno, refrigeração e sustentabilidade dos projetos de ar em edificações.

No Mater Dei Betim-Contagem, reutiliza-se a água que passa pelo sistema de ar-condicionado para descargas e irrigação dos jardins.

Alta complexidade

Como parte do planejamento de um hospital de alta complexidade, o entorno da região também recebeu grandes investimentos, custeados por meio de contrapartidas pela Rede Mater Dei de Saúde.

Um viaduto e novos acessos viários foram construídos para melhorar o fluxo de trânsito na região. Para garantir a segurança de funcionários e pedestres, em frente ao hospital foi erguida uma passarela com 73 metros de comprimento.

Auditoria

Em 2020, e mais recentemente em setembro de 2023, a unidade recebeu a JCI (Joint Commission International).

“A JCI é a maior auditoria de qualidade e excelência assistencial de hospitais do mundo. Em apenas cinco anos, sermos uma unidade recertificada, comprova como o trabalho desenvolvido pelos profissionais do hospital, é de altíssimo nível”, comenta Flávia Freire, diretora geral do Mater Dei Betim-Contagem.

Pensado para atender os pacientes em todas as fases da vida, da preconcepção a geriatria, o hospital conta com serviços como: Cirurgia, medicina diagnóstica, pronto-socorro, ambulatório, hemodiálise, oncologia, hemodinâmica, pediatria, ortopedia, neurocirurgia e muitas outras especialidades.

Hospital de ponta

“O Mater Dei Betim-Contagem é um hospital de ponta, que supre todas as necessidades, do pronto-atendimento a cirurgias de alta complexidade, sempre com uma resolutividade muito grande”, destaca Renata Salvador Grande, vice-presidente comercial e de marketing da Rede.

Planejamento estratégico

A unidade que está consolidada, possui em seu planejamento estratégico ações para um crescimento sustentável, buscando ampliar o número de municípios, empresas e pessoas a serem atendidas no hospital.

“Desde a concepção do Mater Dei Betim-Contagem, a ideia era ter um equipamento com fluxos mais enxutos, com menor custo, mas entregando a mesma qualidade assistencial e com os mesmos indicadores da Rede, no Mater Dei Santo Agostinho, e Contorno. Desta forma, nos tornamos parceiros de novos planos de saúde, atendendo novas empresas e indústrias da região, que não tinham credenciamento para os hospitais em Belo Horizonte”, afirma Renata.

A partir do momento em que a unidade foi inaugurada, várias empresas de Betim, Contagem e cidades do oeste de Minas, migraram seus planos para serem atendidas pela Rede Mater Dei. “Nós queremos credenciar ainda mais vidas para se beneficiarem da estrutura da unidade, para que as pessoas da região possam usufruir de uma entrega de saúde realmente diferenciada”, reforça.

Atendimentos

Desde a inauguração, o Mater Dei Betim-Contagem, teve em sua estrutura mais de 900 mil atendimentos, dentre cirurgias, procedimentos, consultas e internações. Somente no pronto-socorro que possui atendimento adulto e pediátrico, foram mais de 425 mil entradas registradas até dezembro de 2023.

O percentual de cirurgias cresceu 319% de 2019, para 2023.

“A cada mês a gente consegue ver como o hospital é relevante, como cresce em termos de atendimento, é uma nova via de excelência assistencial para essa região. É importante destacar ainda que, o Mater Dei Betim-Contagem trouxe um grande número de médicos para se unir a Rede Mater Dei, é um equipamento de extrema importância na formação de novos profissionais da saúde”, resume José Henrique.

O hospital está ligado às outras unidades da Rede Mater Dei de Saúde.

“Destaco o papel do Dr. André Soares, que foi durante muito tempo o diretor da unidade e atualmente é diretor operacional da Rede, trabalhou incessantemente para o sucesso do hospital, juntamente com a gerência de enfermagem e de operações”, conclui.

Lideranças

Flávia Freire, destaca a importância de estar junto dos profissionais, para que o engajamento das lideranças continue sendo um dos diferenciais do Mater Dei Betim-Contagem.

“Conduzir a diretoria da unidade é ter um compromisso com a excelência do cuidado, é estar ao lado das pessoas contribuindo para que cada um alcance o seu melhor resultado, é hora de fortalecer os laços para entregar cada vez mais a experiência com o jeito Mater Dei para nossos pacientes”.

Expansão

Para os próximos anos, José Henrique destaca a possibilidade de realizar investimentos para expandir as operações e o número de atendimentos.

“Estamos investindo nos serviços internos do hospital, para melhorar e crescer as unidades de internação, visto que ainda temos leitos para serem abertos”, ressalta.

Renata Salvador, visualiza o mesmo cenário. “Temos oportunidade para crescer e impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas, a expectativa é muito boa tanto na prevenção, quanto no pós atendimento”, finaliza.

Unidades

A Rede Mater Dei tem 43 anos

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Mater Dei Emec

Goiás: Hospital Mater Dei Premium Goiânia

Pará: Hospital Mater Dei Porto Dias