A Buser, plataforma de viagens de ônibus por aplicativo, está instalando um novo sistema de câmeras inteligentes, que funciona com um sistema 3 em 1, na frota de ônibus das empresas fretadoras parceiras.
Para prevenir acidentes nas rodovias, o equipamento conta com um sensor anticolisão que detecta com precisão a aproximação de veículos, animais e outros objetos.
Outro sensor monitora quando o motorista troca de pista sem sinalização.
E o terceiro identifica sinais de cansaço, sonolência ou desatenção dos condutores, monitorando o tempo de piscada e desvios no olhar.
A previsão é chegar a 250 ônibus equipados no segundo semestre, o que equivale a 80% da frota fixa que roda com a plataforma atualmente, em todo o Brasil.
Rotas
O sistema já foi instalado em mais de 50 ônibus da frota parceira, sendo que mais de 60% deles fazem rotas em Minas Gerais.
O conjunto com três câmeras é controlado por inteligência artificial interligada à central de monitoramento da Buser.
“Não basta instalar o equipamento, precisamos ensiná-lo a parametrizar os comportamentos corretamente, como programar os tempos de piscada e desvios no olhar, no caso das câmeras com sensores de fadiga. É a partir desses indicadores de comportamento no volante que tomamos medidas preventivas para evitar que ocorra um acidente”, explica o head de Segurança na Buser, Evandro Salgado.
Monitoramento
Além de investir em novas tecnologias, a Buser conta com uma estrutura de monitoramento que envolve mais de 50 pessoas (das áreas de qualidade, risco e segurança) e funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana.
“Nosso time acompanha remotamente as viagens para analisar os dados e agir, se for preciso. Além disso, essa coleta de dados permite que a Buser envie relatórios informativos às fretadoras parceiras sobre o perfil de condução, cumprimento das normas e regras de segurança pelos motoristas, aumentando a transparência e a responsabilidade das empresas com a plataforma”, afirma Evandro Salgado.