A Canopus completa 50 anos e comemora um aumento de 250% em números de empreendimentos lançados, de 2020 para 2021. Tarcio Barbosa, diretor de Vendas e Marketing da Canopus, também fala da
interrupção do processo de IPO da construtora na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Ele conta mais sobre os próximos lançamentos da construtora mineira, Valor Geral de Vendas (VGV) e as perspectivas do mercado imobiliário.
Em 2020, a Canopus fez pedido de IPO (oferta pública inicial de ações) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas no início deste ano a construtora mineira cancelou o IPO na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Por que houve o cancelamento? Há a possibilidade de retomada dessa operação nos próximos meses ou em 2022?
A Canopus decidiu interromper o processo de IPO, pois não era um momento econômico interessante para tal, por conta da pandemia e da volatilidade do mercado. E como não havia necessidade de captação de recursos, pudemos adiar.
A Canopus pode partir para novas investidas como a captação de recursos de venture capital ou private equity ou até mesmo um novo sócio para acelerar a compra e o lançamento de empreendimentos e para capital de giro?
Neste momento, não está nos nossos planos, pois contamos com uma estrutura de capital suficientemente robusta para a execução do plano de negócios da companhia.
Qual foi o lucro líquido e a receita bruta apurados no ano passado pela construtora e qual é a perspectiva de resultados para este ano?
Por se tratar de informações estratégicas, a empresa prefere não divulgar esses dados.
No ano passado, a construtora havia declarado que seu landbank (banco de terrenos) era composto por R$ 2,422 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV) localizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os números evoluíram, quais são eles?
Mantemos um VGV estável e suficiente para garantir dois anos de lançamentos da companhia, não havendo necessidade de um aumento no momento. Até porque trabalhamos com perfis de terrenos em regiões nobres, que exigem também um investimento maior; assim, a compra também é mais criteriosa. A Canopus teve um aumento de 250% em números de empreendimentos lançados, de 2020 para 2021. Em nossa história, somamos empreendimentos em dez Estados e no Distrito Federal, com atuação nos segmentos de incorporação, construção e vendas de imóveis comerciais e residenciais. Importante salientar ainda que hoje temos atendimento a todas as classes econômicas, são mais de 1,6 milhão de metros quadrados construídos. E, ao todo, mais de 25 mil unidades entregues.
Com 50 anos, a Canopus está em três Estados brasileiros e já teve empreendimentos em dez, entregou mais de 25 mil unidades habitacionais e comerciais, tem os certificados EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) de construção sustentável, ISO 9001:2008 e PBQP-H Nível A pelo BVQI. Como avançar mais num mercado tão competitivo?
Apoiando-se na nossa sólida estrutura de capital, apostando cada vez mais em nossos diferenciais, sendo os principais deles: somos reconhecidos pelo alto padrão de qualidade em acabamentos, sendo parceira das melhores marcas do mercado. Fiel no cumprimento de prazos e qualidade de entrega, uma das nossas principais características. Além disso, trabalhamos de acordo com um modelo de gestão inclusiva, dando real valor ao espírito de equipe para nortear todas as ações da nossa companhia. Avançamos por meio de um gerenciamento equilibrado de todas as atividades, o que fez com que déssemos vida a um negócio reconhecidamente sólido, atrelado a práticas, políticas e comportamentos éticos e responsáveis. E com foco em resultados sustentáveis.
Qual é a perspectiva de lançamentos e vendas da construtora para 2022 diante dos cenários político e econômico do Brasil? Eles devem se manter predominantemente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro?
Pretendemos manter o mesmo nível de lançamentos de 2021, apesar da expectativa de um ano mais difícil, apostando na escolha dos nossos terrenos, nos nossos projetos e na liquidez. E nosso foco hoje são esses três Estados. Mas, neste momento, estamos voltados para dois lançamentos emblemáticos que estamos realizando, um em Belo Horizonte, o History Funcionários – com VGV de R$ 200 milhões – e o Be.Península – em um dos bairros mais nobres e exclusivos do Rio de Janeiro, com VGV de R$ 349 milhões. Os dois, somados, configuram ao VGV anual de muitas construtoras brasileiras. Além disso, em julho de 2020, iniciamos o lançamento de uma série especial de empreendimentos focados na cidade de São Paulo, a linha Today Smart Life, idealizado para quem quer viver um estilo de vida mais prático e sustentável, em um empreendimento completo, com qualidade e em bairros nobres e próximos ao metrô. Mesmo em pandemia, os dois primeiros empreendimentos da linha foram absoluto sucesso de vendas, com 100% de unidades vendidas logo após seus lançamentos. Já são cinco lançados, dois em breve lançamento e esperamos muitos outros para o ano que vem.
O que esperar do mercado imobiliário em 2022?
Sabemos que deve ser um ano mais difícil e competitivo, e, apesar de respirarmos um 2022 sem tantas restrições, o mercado imobiliário passará por um período de ajustes. Com a competição mais acirrada, a chave para driblar qualquer dificuldade estará no desenvolvimento de bons produtos, especialmente aqueles que contemplem a tríade localização, preço e qualidade.
Como começou a história da Canopus que está completando 50 anos?
A Canopus foi fundada em 1971, como uma empresa familiar que tinha como intuito atuar no setor de incorporação, construção e vendas de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. A partir de 1985, a companhia já contava com a segunda geração da família administrando a empresa. Com o tempo (a partir de 1996), ela ampliou o portfólio de atuação, passando a trabalhar também nos segmentos econômico e supereconômicos. Completando 50 anos neste ano, a empresa tem outros marcos importantes ao longo de sua história, como, por exemplo, ter sido certificada com o ISO 9001:2008 e PBQP-H Nível A pelo BVQI, uma das organizações internacionais mais rigorosas do mundo em certificação de qualidade. Vale destacar também que, em 2012, o Banco Mundial, por meio de dois fundos privados, associou-se à Canopus. Além disso, a construtora foi a primeira empresa brasileira a receber, da IFC (International Finance Corporation), maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento, o certificado EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) de construção sustentável.