Em 2018, quando Antonio Filosa assumiu a direção da Fiat Chrysler na América do Sul – marcas que estão hoje sob o guarda-chuva da Stellantis – o CEO se destacou por mensagens assertivas e sem rodeios sobre as necessidades do setor, da infraestrutura do país e o potencial de crescimento da região.

Filosa sempre gerou valor para Minas Gerais onde está a sede da Stellantis América do Sul, no Polo Automotivo em Betim.

Carismático e com a determinação presente nas falas, Filosa teve um discurso transparente com a imprensa e esteve sempre disponível para entrevistas, inclusive, sendo o primeiro CEO de montadora a visitar O TEMPO a meu convite.

Com a garra de líder que inspira times por onde quer que passe, agora vai fazer a diferença também como CEO da operação mundial da Jeep, nos Estados Unidos, prometendo estar sempre no Brasil que é o segundo mercado da Jeep no mundo.

Vitorioso

Sob o comando de Antonio Filosa, a Stellantis foi líder de vendas no Brasil, Argentina e Chile, que juntos representam mais de 75% do mercado sul-americano de automóveis e comerciais leves.

Em 2023, até setembro, foram 646 mil unidades com 23,8% do mercado. Quando Filosa assumiu, a montadora tinha 16,7% do mercado.

A marca Fiat é a mais vendida na América do Sul com 14,5% do mercado num total de 394 mil unidades em 2023, até setembro, sendo que em 2018, representava 9,6% do mercado.

A marca Jeep já detém 4% do mercado na América do Sul com 109 mil unidades até setembro de 2023. sendo que em 2018 detinha 3% do mercado.

Para Filosa, os fudamentos da liderança se basearam na modernização das indústrias da marca, produtos em todos os segmentos e o “rebranding” da Fiat e da Citroën.

Foram 47 lançamentos de 2018 a 2023. Descarbonização combinando etanol e eletrificação é uma das bandeiras de Filosa na era da eletrificação contribuindo para a descarbonização com plataformas híbridas desenvolvidas e industrializadas no Brasil.