Minas S/A

Thronus Medical, de fármacos à base de cannabis no Canadá, é criada por mineira

A capacidade de produção da Thronus é de aproximadamente 200 mil frascos por ano, desde o cultivo até a tintura do BISALIV, linha de fármacos com tecnologia exclusiva Power Nano, que comprovadamente aumenta a absorção de fitocanabinóides pelo corpo

Por Helenice Laguardia
Publicado em 30 de janeiro de 2023 | 03:00
 
 
 
normal

A Thronus Medical – fundada em 2018 por Mariana Maciel, médica especialista em medicina canabinoide e mineira de Paraopeba – e a Cifarma Farmacêutica fizeram parceria para impulsionar o mercado de cannabis medicinal no Brasil.

A Thronus Medical é uma biofarmacêutica canadense focada no desenvolvimento de fármacos à base de cannabis, e a Cifarma é uma indústria farmacêutica brasileira, com presença junto à classe médica na divulgação de medicamentos de prescrição.

A parceria é para a disponibilização dos produtos da linha BISALIV a médicos no Brasil.

Frascos 

De acordo com Mariana Maciel, “a capacidade de produção da Thronus é de aproximadamente 200 mil frascos por ano, desde o cultivo até a tintura do BISALIV, nossa linha de fármacos com tecnologia exclusiva Power Nano, que comprovadamente aumenta a absorção de fitocanabinóides pelo corpo”.

“Temos planos de crescer dez vezes nos próximos dois anos. Nossos planos estão pendentes de autorização para produção no Brasil, pela Anvisa, para uma expansão substancial. No Canadá, estamos expandindo o cultivo incluindo um viveiro maior para o nosso desenvolvimento genético”, explica a fundadora da Thronus Medical.

Plantas genéticas

Atualmente, a Thronus produz cinco tinturas Power Nano e uma intranasal; e dois produtos soft mastigáveis.

“Produzimos 11 plantas genéticas diferentes para flores medicinais que são vendidas como flores ou transformadas na linha BISALIV. Atualmente, temos mais duas tinturas pendentes de desenvolvimento final e outra sob pesquisa atual que passará pelo desenvolvimento final ainda este ano”, avalia Mariana Maciel.

A Thronus tem cultivo e genética vegetal em Vancouver, no Canadá e fabrica BISALIV na República Tcheca para o mercado brasileiro e europeu.

“Também vendemos produtos BISALIV derivados apenas de cânhamo nos EUA usando um laboratório parceiro em Seattle, nos EUA”, conta Mariana.

Cifarma 

A parceria entra a hronus e a Cifarma quer fomentar o mercado de fármacos à base de cannabis no Brasil e fortalecer a presença de produtos canabinóides a pacientes que precisam de acesso aos produtos.

"O papel da indústria farmacêutica é o de disponibilizar aos médicos aquilo que, através da ciência e do conhecimento, se transforma em produtos e soluções para o tratamento das doenças que acometem a população”, diz Marinho Braga, presidente da Cifarma.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!