mercado em alta

Cresce o número de vendas de veículos no Brasil e nas concessionárias de BH

Apesar da queda em Minas, por causa da menor aquisição de veículos zero quilômetro pelas grandes locadoras, as concessionárias de BH registram aumento na venda para pessoas físicas

Por FM O TEMPO
Publicado em 05 de abril de 2024 | 20:47
 
 
 
normal

O Brasil registrou um aumento de 13,34% nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves novos em março, comparando-se com fevereiro. O 1º trimestre do ano também se mostrou aquecido diante do mesmo período de 2023: um crescimento de 10,66%. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados na quinta-feira (04/04).  

Já em Minas Gerais, a situação foi um pouco diferente: houve uma queda de 29,4% nos emplacamentos de veículos, comparando-se com o mês anterior. Ao todo, foram 43,8 mil unidades emplacadas no estado. Segundo a Fenabrave, a retração é devido ao menor número de veículos zero quilômetro adquiridos por grandes locadoras sediadas no estado. 

Mas, quando o assunto é venda a varejo de veículos, ou seja, comprados por pessoas físicas, Belo Horizonte registrou um aumento de 13% em relação a fevereiro. O Grupo Carbel, que representa hoje 11 marcas de concessionárias e rede de seminovos na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Uberlândia, acompanhou este crescimento. De acordo com o CEO do Grupo Carbel, Pedro Pentagna Guimarães, os indicadores macroeconômicos e a queda nas taxas de juros têm contribuído para a venda de veículos para pessoas físicas, aumentando as vendas nas concessionárias.

“Percebemos um crescimento nas vendas para pessoas físicas. Nossas concessionárias têm registrado um aumento significativo para este público, dando um maior poder de compra para ele. A queda progressiva da taxa de juros tem facilitado a melhora na oferta de financiamentos, contribuindo para alavancar o setor”, explica Guimarães.

Marca consolidada

Em Belo Horizonte, a marca Hyundai cresceu 29% nas vendas em março, comparando-se com o mês passado. A Carbel Korea, concessionária do grupo que vende a marca, superou as projeções e saltou 80% nas vendas para pessoas físicas. A Carbel Volkswagen também ultrapassou os índices da própria marca em Belo Horizonte, ampliando suas vendas em 27%, sendo que a marca teve 10% de crescimento na capital mineira. 

A Banzai Honda segue otimista com os rumos do mercado. Ela teve um crescimento mensal nas vendas de 18% em BH, diante do crescimento de vendas da marca de 13%. “Os resultados nesse 1º trimestre são consistentes, o que deixa o setor bastante otimista com as projeções brasileiras para este ano”, comenta o CEO do Grupo Carbel.  A Fenabrave divulgou, em janeiro, uma projeção para 2024, com um salto nas vendas de 12%. 

Sobre o Grupo Carbel

O Grupo Carbel é um ecossistema de negócios dedicado a proporcionar a melhor experiência automotiva, por meio da inovação e da paixão que os move. Com 55 anos de expertise no mercado automotivo, representa hoje 11 marcas de concessionárias com soluções completas na venda de veículos zero quilômetro e assistência técnica, são elas: a Audi Belo Horizonte, a Banzai Honda, a Carbel Japão Nissan, a Carbel Korea Hyundai, a Carbel Renault,  a Carbel Volkswagen, a Fever Carbel, a Strada Fiat, a Strada Jeep e a Strada Ram, além de contar com o Centro de Distribuição de Peças para vendas em varejo e atacado, a rede de seminovos Carbig.com, o Consórcio Grupo Carbel para aquisição de cartas de crédito, a UseCar para locação e assinatura de veículos e terceirização de frotas, a corretora de seguros Pêssego.com, o Supercenter, o maior centro técnico de reparação em Minas Gerais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!