Moto

Ela encara a estrada com estilo

Ducati Multistrada 950 tem previsão de fabricação no Brasil a partir do fim deste ano; modelo é carregado de tecnologias, mas seu preço ainda é uma incógnita

Por Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2017 | 03:00
 
 
Motor dianteiro e tração traseira: arquitetura mecânica tradicional em superesportivos Foto: Ferrari/Divulgação

No ano passado, a Ducati revelou no Salão de Milão, o EICMA, em novembro, sete motocicletas – algumas delas com “passagem” já reservada para o Brasil. A que carrega aspirações mais ousadas da marca para o mercado brasileiro é a nova Multistrada 950, moto versátil com visual trail, mas que traz características mais de modelo de estrada do que de aventureira off-road.

Trata-se de uma verdadeira crossover. A Multistrada 950 será a principal atração da fabricante no Salão de Duas Rodas de São Paulo, neste ano, com pré-venda prevista para começar no país um pouco antes, ainda sem preço definido. A intenção é de que gire entre R$ 55 mil e R$ 60 mil, mas a confirmação dependerá de como estará a variação do preço do dólar até lá. A proposta é montá-la em Manaus (AM).

Design

A Multistrada 950 foi concebida no Ducati Design Center, em Bolonha, na Itália, com desenho compacto e mais limpo. A inspiração principal foi em outros modelos da linha. Mais precisamente a Multistrada 1200 e a 1200 Enduro, combinando elementos estéticos e tecnológicos das duas com o estilo icônico da marca italiana.

Na frente, a motocicleta é equipada com rodas de liga leve de 19 polegadas – segundo a Ducati, para favorecer o conforto em viagens longas –, enquanto a traseira traz rodas de 17 polegadas.


Motor potente e eletrônica são atributos da moto

A Ducati Multistrada 950 tem 204 quilos de peso seco. A crossover é movida por um motor bicilíndrico Testastretta de 937 cm³, da Hypermotard, com quatro válvulas por cilindro. O propulsor trabalha em conjunto com transmissão de seis velocidades e entrega 113 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 9,81 kgfm em 7.750 giros. Com essas especificações, a ideia é que ela concorra com a BMW F800GS e com a Triumph Tiger 800. E a expectativa é grande em relação à chegada da Multistrada 950.

As suspensões levam garfo invertido de 170 mm de curso na dianteira e na traseira. A balança é de duplo braço.

Programas

A Ducati Multistrada 950 ganhou um pacote tecnológico que contempla ABS com três níveis de atuação, quatro modos de pilotagem – Sport, Touring, Urban e Enduro, voltados, respectivamente, para esportividade, viagens, ambiente urbano e fora de estrada –, além de oito níveis de controle de tração e acelerador eletrônico. Já o tanque de combustível carrega 20 litros.

Atrás, as luzes são todas em LEDs, mas a frente aposta em lâmpadas halógenas, com aspecto esportivo. 

Série especial Honda XRE 300 Adventure

A Honda lançou uma série especial para a XRE 300. Batizada de Adventure, ela já havia sido mostrada como conceito no Salão Duas Rodas, em São Paulo, em 2015. Sem alterações mecânicas, a moto traz visual diferenciado em relação à versão convencional, com grafismos chamativos nas cores preto fosco, prata metálico e amarelo. O modelo custa R$ 16.890, valor R$ 700 mais alto que o da configuração STD, na qual é baseada.