Em um evento realizado em Miami, na Flórida (EUA), a Ferrari apresentou ao mundo o seu mais novo supercarro: o 12Cilindri, um cupê que celebra a tradição da marca italiana e a paixão por motores V12 aspirados. A versão conversível do modelo, a Spider, também foi revelada.
O 12Cilindri representa uma volta às raízes da Ferrari, com seu motor V12 aspirado sem turboalimentação ou auxílio elétrico. Essa escolha vai contra a tendência da indústria automobilística de downsizing e eletrificação, demonstrando a resistência da Ferrari em manter a essência de seus modelos mais puros e emocionantes.
Inspirado na lendária 365 GTB/4 Daytona, o 12Cilindri apresenta um design clássico e atemporal. O longo capô e a traseira curta, a faixa preta na dianteira com faróis horizontais e o logo da Ferrari no centro do capô remetem aos grandes esportivos do passado. Apliques de fibra de carbono e grandes entradas de ar completam o visual agressivo do modelo.
Na traseira, um destaque: a grande área preta que contrasta com o vermelho da carroceria, conferindo um visual único ao 12Cilindri. Lanternas finas de LED e a dupla saída de escape com difusor em carbono preto reforçam a esportividade do modelo.
O interior do 12Cilindri segue a linhagem dos modelos Roma e Purossangue, com um painel digital que coloca o conta-giros no centro das atenções. Uma central multimídia de 10,3 polegadas e uma terceira tela exclusiva para o passageiro completam o ambiente tecnológico.
O grande trunfo do 12Cilindri reside no seu motor V12 F140HD, derivado da mesma linhagem que impulsionou modelos lendários como a Enzo. Essa versão atualizada respeita as rigorosas normas de emissões, mas não deixa de entregar 820 cv de potência a 9.250 rpm e 69 kgfm de torque.
O alto giro do motor exige trocas de marchas precisas e rápidas, proporcionando uma experiência de condução visceral e emocionante. A transmissão automática de dupla embreagem com oito marchas, mais curtas que na 812 Competizione, garante acelerações brutais, levando o 12Cilindri de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,9 segundos.
Com a crescente eletrificação da indústria automobilística, o 12Cilindri pode ser o último modelo da Ferrari a utilizar apenas combustão interna. Sua chegada ao mercado está prevista para o final deste ano, com um preço estimado em torno de 400 mil euros, equivalentes a R$ 2,1 milhões na conversão direta.
O 12Cilindri se apresenta como um hino à combustão interna em tempos de eletrificação, um modelo que celebra a tradição da Ferrari e a paixão por motores V12 aspirados, proporcionando uma experiência de condução única e emocionante para os entusiastas mais exigentes.