Teste

Fiat Toro Ultra 2024: Picape combina desempenho e conforto com capota rígida

Versão top de linha do modelo da Fiat líder de vendas no Brasil se destaca pela capota rígida, bom desempenho e conforto interno

Por Igor Veiga
Publicado em 23 de março de 2024 | 07:00
 
 

Classificada como a segunda picape mais vendida do Brasil, logo atrás de sua irmã menor, a Strada, a Fiat Toro solidificou sua presença no mercado nacional.

Recentemente, a linha da Toro passou por uma redução em sua tabela de preços, especialmente nas versões com motorização flex, em decorrência do lançamento da picape média Fiat Titano.

No entanto, essa diminuição de valor não se estendeu às variantes a diesel da picape, incluindo a versão topo de linha, testada pelo Autotempo, a Toro Ultra 2024, comercializada por R$ 212.990. No mercado, as maiores rivais da Toro são a Chevrolet Montana e a Renault Oroch.

Novidades visuais discretas

A linha 2024 da Toro trouxe algumas novidades. Todas as versões agora apresentam uma grade com abertura maior, reminiscente das picapes da Ram, anteriormente disponível apenas nas versões Ranch e Ultra, e opcionalmente na Volcano.

Outra novidade é a introdução de detalhes em vermelho, presentes na faixa acima da grade e nas bordas das letras do nome Fiat. Além disso, as rodas de liga leve aro 17 receberam um novo desenho, calçadas com pneus de uso misto. Na parte traseira da Toro Ultra, no entanto, não foram observadas mudanças em relação à linha 2023.

Capota rígida é destaque

Um dos diferenciais da Toro Ultra é a capota rígida removível, que transforma a caçamba da picape em um espaçoso compartimento de carga, oferecendo uma solução segura e conveniente para transportar objetos ou compras. Com capacidade para 937 litros, a caçamba da Ultra oferece versatilidade e praticidade.

Além disso, a Toro Ultra oferece uma capacidade de carga de 1.010 kg e capacidade de reboque de 400 kg. Seu interior espaçoso e confortável acomoda quatro adultos com facilidade, beneficiado pela suspensão traseira independente que proporciona uma experiência de condução suave.

Bem-equipada, mas pode melhorar

No aspecto tecnológico, a Toro Ultra 2024 está bem-equipada. Possui uma central multimídia com tela vertical de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, GPS nativo, carregador de celular por indução e câmera de ré.

Os vidros e retrovisores são elétricos, enquanto os bancos contam com revestimento em couro sintético, com ajuste elétrico para o motorista.

No entanto, alguns pontos merecem atenção, como a ausência de saída de ar para a parte traseira e a presença de apenas uma tomada USB para os ocupantes do banco traseiro.

Em termos de segurança, a picape oferece seis airbags, alerta de colisão, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor de chuva, farol alto automático e frenagem automática de emergência. No entanto, a falta de monitor de ponto cego nos retrovisores é notável.

Desempenho e consumo coerentes 

Quanto ao desempenho, a Toro Ultra chama atenção com seu motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35 kgfm de torque, combinado com um câmbio automático de nove marchas e sistema de tração 4x4.

A picape oferece uma condução suave e ágil, semelhante à de um SUV, enquanto os pneus de uso misto proporcionam uma aderência excepcional em estradas de terra.

Em relação ao consumo, a Toro Ultra registra médias de 10,1 km/L na cidade e 12,6 km/L na estrada, conforme o Inmetro, números nada extraordinários, mas aceitáveis para uma picape equipada com motor turbodiesel.

Em suma, a Fiat Toro Ultra 2024 se destaca como uma picape bem-equipada, oferecendo conforto, tecnologia e desempenho satisfatórios para os consumidores que buscam um veículo versátil e robusto para suas necessidades diárias e de lazer. 

Ficha técnica - Fiat Toro Ultra 2024

  • Motor: 2.0 16V, turbodiesel, quatro cilindros em linha
  • Potência: 170cv a 3.750rpm
  • Torque: 35,7kgfm a 1.750rpm
  • Câmbio: Automático de 9 marchas, tração 4x4
  • Direção: Elétrica
  • Velocidade máxima: 194 km/h
  • 0 a 100 km/h: 11,9 s
  • Suspensão: Dianteira independente (tipo McPherson)/Traseira indepedente do tipo Multilink
  • Pneus/rodas: All-Terrain, tamanho 225/65, rodas aro 17
  • Freios: Dianteiros (discos ventilados); traseiros (a tambor)
  • Tamanho: 4,94 m (C); 1,84 m (L); 1,74 m (A); 2,99 m (distância entre-eixos)
  • Tanque: 60 L
  • Capacidade de carga: 1 tonelada
  • Peso: 1.871 kg (em ordem de marcha)
  • Consumo (Inmetro): 10,1 km/L na cidade e 12,6 km/L na estrada

Conheça a Titano, a nova picape média da Fiat: