Autotempo avaliou por uma semana a Montana RS. A picape da plataforma GEM da Chevrolet oferece um visual esportivo e proporciona uma condução agradável, seja na cidade ou na estrada.
Lançada na metade de 2023, a nova versão top de linha da picape intermediária da Chevrolet, vendida por R$ 153.130, provou ter um desempenho equilibrado, focado no conforto e na dirigibilidade. Sua suspensão proporciona uma experiência semelhante à de um SUV.
O motor 1.2 turbo de três cilindros da Montana RS, de 133 cv, é suficiente para a maioria das situações, mas pode deixar a desejar em situações de carga pesada ou subidas íngremes.
O câmbio automático de seis marchas trabalha bem com o motor, mas oferece trocas manuais apenas por botões na própria manopla, sem borboletas atrás do volante, o que daria um ar mais "esportivo" à versão.
Na pista, o comportamento dinâmico da picape é bem equilibrado, voltado ao conforto. Mas vale aqui ressaltar que a Montana é hoje a única picape média do mercado a ter suspensão traseira com uma solução arcaica, por eixo de torção em vez de braços independentes do tipo Multilink.
Em contrapartida, a Montana RS surpreende é no consumo. A picape é extremamente eficiente em termos de economia de combustível. Com etanol, faz média de 7,7 km/L na cidade e 9,3 km/L na estrada. Com gasolina, rende até 11,1 km/L na cidade e 13,3 km/L na estrada, conforme o Inmetro.
Por fora, a perfumaria de acabamentos com apelo esportivo da versão como a grade frontal e retrovisores em preto brilhante e as rodas de liga aro 17 é de bom gosto.
Indo para interior, a Montana RS é bem equipada e confortável, com destaque para a central multimídia MyLink, de 8 polegadas, com Android Auto e CarPlay sem fio e os bancos com revestimento premium e costura diferenciada.
O painel de instrumentos da Montana RS não é 100% digital. Apresenta apenas o velho computador de bordo com tela monocromática ao centro. Poderia ser algo melhor, sobretudo diante da concorrente Fiat Toro.
A nova versão top de linha da picape da GM com visual esportivo oferece um bom espaço para passageiros e carga, com capacidade para até 750 kg na caçamba.
A Montana RS vem equipada com uma série de itens de série, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, farol alto automático e câmera de ré.
No entanto, o modelo fica devendo por não trazer nenhum recurso de condução semiautônoma e importantes para a segurança como o assistente de permanência em faixa e sistema de frenagem automática de emergência.
Ficha técnica - Chevrolet Montana RS
- Motor: 1.2 turboflex, 12V, dianteiro, com 3 cilindros
- Potência: 133/132 cv a 5.500 rpm (etanol/gasolina)
- Torque: 21,4/19,4 kgfm a 2.000 rpm (etanol/gasolina)
- Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
- Pneus: 215/60 R17
- Rodas: liga leve aro 17
- Peso: 1.310 kg
- Dimensões: 4,71 m (comprimento); 1,79 m (largura); 1,65 m (altura); 2,80 m (entre-eixos)
- Caçamba (capacidade): 874 L
- Capacidade de carga: 600 kg
- Tanque de combustível: 44 L