O mercado norte-americano de veículos é conhecido, desde sempre, por algumas peculiaridades, entre elas a preferencia pelo tamanho de picapes e de muitos sedãs. Até o começo dos anos 90, nos Estados Unidos, a liderança era alternada entre General Motors e a Ford, com a Chrysler mantando seu posto cativo como terceira colocada. Couberam aos japoneses alterar esse quadro, mais especificamente a Honda, que ao começar a comercializar seu Accord naquele país quebrou um paradigma que nunca mais teve retrocesso.
Depois dele, outras marcas nipônicas chegaram e hoje dividem com as “nativas” pedaço a pedaço do bolo. Passados tantos anos o Honda Accord ainda tem ótima aceitação por lá. No Brasil ele chegou importando por empresas independentes e em 1992, logo que a Honda Automóveis se estabeleceu no país, passou a ser o primeiro produto da montadora. O modelo está em sua décima geração e acaba de ganhar a opção com motorização híbrida, que será importado para nosso mercado no segundo semestre deste ano.
Pioneiro
O sedã será o primeiro de três modelos que a Honda comercializará em nosso mercado, até 2023, com a motorização que alterna a força de um propulsor a combustão, com outro elétrico, mas no caso do Accord, são dois estes motores, tudo através da tecnologia e:HEV no Brasil. Segundo a montadora japonesa, o objetivo é que 2/3 das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030, com a meta de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Todo o desenvolvimento destas novas tecnologias correrá em paralelo com a produção dos modelos convencionais, isso porque foi criada a marca Honda e:Technology, para identificar sistemas de eletrificação de alta eficiência. Os dois motores elétricos compartilham a força com o bloco de 2.0 litros, a combustão. São três os modos de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles buscando a máxima eficiência com baixo consumo de eletricidade e combustível. O conjunto de motores elétricos é de alta potência, 184 c.v e 32.1 kgmf de torque, por isso, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes modos de operação.
Visual
Como dissemos esta é a décima geração do modelo e nesta opção de motorização hibrida o Accord passou por uma leve restilização, como na dianteira como o novo para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os faróis de neblina em LED. As rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido tem desenho diferenciado do modelo convencional. Na parte traseira sutis alterações, como um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa traseira, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com novo acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca. Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts, permitindo mais comodidade aos ocupantes, os que viajam atrás passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV, e uma nova grafia para os botões no volante, para deixar a operação mais intuitiva.
Seguro
Na segurança o Accord segue se destacando por trazer as ultimas tendências em tecnologia, como os sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags. O Honda Accord é o segundo automóvel com carreira mais longa na história da montadora após a do Civic. Foi o primeiro automóvel de uma marca japonesa a ser fabricado nos EUA e está em produção em Marysville, estado de Ohio, desde 1º de novembro de 1982. Tanto a data de lançamento, quando o preço que o modelo chegará ao país, não foi divulgada. Fica a dúvida se a Honda contará apenas com os três modelos híbridos para nosso mercado ou se terá uma opção de versão com motor 100% elétrico.