Volkswagen

Linha ID elétrica e totalmente tecnológica

Veículos estão equipados com E3, sistema eletrônico inteligente que será usado na linha ID e vai permitir atualizações durante toda a vida útil

Por Da Redação
Publicado em 17 de outubro de 2018 | 03:00
 
 
ID Buzz tem lançamento previsto para 2022 Foto: Volkswagen/divulgação

A Volkswagen está mesmo decidida a investir na eletrização de seus produtos. Tanto que a marca alemã garante que os elétricos da linha ID: I.D. Crozz, I.D. Buzz e I.D. Vizzion já estão definidos em termos de design e desenvolvimento para 2019.

Em relação ao ID Buzz, a previsão é que esteja totalmente pronto em 2022, e que será vendido nos Estados Unidos, na Europa e na China. O projeto original da van, que agora parece uma Kombi repaginada, estreou em 1950 e durou bem até o final dos anos 60, ajudando a definir a geração hippie.

As características do Buzz serão projetadas pela Nvidia e terão especificações como reconhecimento facial que desbloqueia o carro. Além disso, as inovações tecnológicas prometem ajuste ao idioma do motorista e preferências de assento. As novidades devem vir da recente divisão da Volkswagen de experiência com o usuário, que busca focar as interfaces de produtos e serviços de fácil utilização para oferecer eprojetos de usabilidade intuitiva aos clientes.

Outra novidade é que os veículos da linha ID, de maneira geral, vão oferecer uma nova arquitetura eletrônica, chamada E3. A plataforma acrescenta um processador mais potente e um novo sistema operacional vw.OS, capaz de receber atualizações sem fio, que vai permitir manter os veículos atualizados durante toda a vida útil.

Diferenciais

As portas do ID Buzz foram projetadas para abertura automática elétrica, e o balanço traseiro na versão de carga é maior que na versão de passageiro. O ID Buzz Cargo, por exemplo, usa a plataforma modular para elétricos MEB.

A partir das mudanças, toda linha ID terá um motor elétrico de 170 cv. Permitindo que o hatchback, por exemplo, acelere de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos. Os veículos terão autonomia para rodar entre 320 km e cerca de até 550 km, dependendo de seus pesos e tamanhos. A carga total será possível em uma noite.

A iniciativa de lançar essa gama de novidades visa acompanhar o crescimento do mercado de carros elétricos, cujas vendas subiram 60% no ano passado. E os planos são ousados: a intenção é comercializar por volta de 150 mil veículos elétricos até 2020 e 1 milhão deles até 2025.

Personalização dos ID

Os clientes também poderão optar por opções personalizadas na compra dos veículos. A escolha pela bateria dos carros permite ao motorista analisar a opção que melhor se adapta ao próprio uso. A opção vai diferenciar o preço final de modelos projetados para a cidade em comparação a modelos para longas distâncias. (Com Auto Press)

Ficha técnica

Autonomia

Entre os 330 e os 550 KM com uma carga de bateria.

Tecnologia

Comandos principais para a condução estão no volante cujo centro é um touchpad com várias funções. O veículo é equipado para ser uma espécie de escritório móvel, com alto grau de conectividade.

Motores

Dois, um por eixo, com 200 cv cada um, gerando uma potência combinada de 375 cv. 

Velocidade

A Volkswagen estima que o ID Buzz vá de 0 a 100 km/h em 5 segundos. A velocidade máxima, por questão de segurança, é limitada a 160 km/h.