O Brasil não se inclui entre os países, mundo afora, que cuidam e conservam preciosidades de sua indústria automobilística, são tão poucos os museus dentro deste contexto que é possível conta-los em uma das mãos. Mas, curiosamente, temos um espaço com esta finalidade muito próximo a capital mineira, nas cercanias da histórica e muito visitada Tiradentes, cidade que quase todo final de semana do ano se ocupa em promover algum tipo de encontro.
Estamos falando do Museu do Automóvel da Estrada Real, ótimo passeio e uma bela atração para quem está em vista à região. Ali estão abrigados vários automóveis antigos, todos bem conservados e muito bem catalogados dentro do espaço físico aonde estão expostos.
Confira as fotos de alugns modelos:
Acervo
O museu conta com mais de 50 carros reformados e funcionando, além de outros em processo de restauração e que breve estarão expostos para visitação. Criado em 2006 pelo colecionador Rodrigo Cerqueira Moura, que desde 1976, adquire e restaura carros antigos em uma oficina particular, o Museu do Bichinho, como é mais conhecido, está distante apenas 5 km de Tiradentes.
O museu é uma homenagem ao pai de Rodrigo, senhor Antônio Moura, que faleceu no mesmo ano em que foi fundado. A coleção teve início com uma Mercedes-Benz 1952 e um Jeep Willys 1951. Entre raridades se destacam veículos como o Renault Fragate 1953, o Austin Mini, o Citroen 2CV, DKW Vemag entre outros.