A RAM Rampage Rebel é a mais nova adição ao segmento de picapes médias no Brasil, lançada em junho deste ano. Fabricada na planta da Stellantis, localizada em Goiana, Pernambuco, esta picape se destaca como o primeiro modelo da RAM a ser produzido em terras brasileiras.

Com um preço inicial de R$ 250 mil, a Rampage Rebel traz consigo um visual marcante, acabamento refinado e uma motorização potente.

Teste da RAM Rampage Rebel; assista:

O design da Rampage Rebel é uma verdadeira manifestação de agressividade e imponência, lembrando o estilo das picapes maiores da RAM, como a renomada 1500 Rebel. Além de seu visual impactante, a Rampage se destaca pelo acabamento de alta qualidade, usando couro e materiais de primeira linha em todo o interior.

DNA off-road e potência sob o capô

Diferentemente da Fiat Toro, com a qual compartilha a plataforma, a Rampage Rebel traz consigo o DNA off-road da RAM. Equipada com um sistema de tração 4x4 com reduzida, a picape oferece ângulos de ataque e saída que a tornam capaz de enfrentar terrenos difíceis.

Além disso, sua suspensão traseira independente proporciona um nível de conforto e estabilidade raramente visto em picapes.

Sob o capô da Rampage Rebel, você encontra o mesmo motor que impulsiona o Jeep Wrangler, conhecido como Hurricane 4. Este motor turbo de 2.0 litros a gasolina traz ótimos 272 cv de potência e um torque máximo de 40,8 kgfm.

O câmbio automático de nove marchas oferece uma experiência de condução suave e responsiva.

Consumo x desempenho

Graças ao robusto conjunto mecânico, a Rampage Rebel acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos, demonstrando seu desempenho impressionante. No entanto, é importante observar que, em termos de consumo, a picape não se destaca.

Em um teste realizado pelo Autotempo, a Rampage Rebel a gasolina registrou uma média de 6,8 km/L em percurso misto, de cidade e estrada.

Tecnologia e conforto

A Rampage Rebel oferece uma ampla gama de equipamentos de série, incluindo recursos de condução semiautônomos como piloto automático adaptativo, sistema de frenagem automática de emergência, além de detectores de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

A picape também é repleta de tecnologia embarcada, com destaque para o painel de instrumentos digital e a multimídia com tela de 12,3 polegadas, compatível com Android Auto e CarPlay sem fio.

Com seis tomadas USB e um carregador por indução no console central, manter seus dispositivos carregados nunca foi tão fácil.

Além disso, o ar-condicionado digital de duas zonas e os bancos dianteiros com ajuste elétricos facilitam a vida dos viajantes.

A unidade da Rampage Rebel que testamos veio com o único pacote opcional disponível, que agrega luz ambiente, som premium da marca Harman Kardon, e banco do passageiro com ajustes elétricos.

Limitações da Rampage Rebel

Apesar de suas inúmeras qualidades, a Rampage Rebel também apresenta alguns desafios. Um deles é o espaço interno, que pode se tornar um problema, especialmente para os passageiros do banco traseiro, dependendo da estatura.

Além disso, aqueles que esperam uma caçamba excepcionalmente grande podem se decepcionar, já que a Rampage oferece uma capacidade volumétrica de 980 litros e suporta uma carga de até 750 kg, números que se alinham com as picapes médias disponíveis atualmente no mercado brasileiro.

Ficha técnica - RAM Rampage Rebel (gasolina)

  • Motor: Dianteiro, 2.0 turbo a gasolina, quatro cilindros
  • Potência máxima: 272cv a 5.200rpm
  • Torque máximo: 40,8 kgfm a 3.000rpm
  • Câmbio: Automático de 9 marchas, tração 4x4 com reduzida
  • Velocidade máxima: 210 km/h
  • De 0 a 100km/h: 7,1 segundos
  • Suspensão: McPherson (diant.); Multlink independente (tras.)
  • Pneus/rodas: Uso misto - 235/65, rodas aro 17 de liga leve
  • Direção: elétrica
  • Freios: A discos ventilados nas quatro rodas
  • Caçamba: 980 L; Carga 750 kg
  • Tanque: 55 L
  • Tamanho: 5,02 m (C); 1,88 m (L); 1,78 m (A); 2,99 m (entre-eixos)
  • Altura do solo: 26,4 cm 
  • Consumo (Inmetro): 7,9 km/L (cidade); 9,7 km/L (estrada)