Um caso de possível necrofilia assustou a cidade de Pindaré-Mirim, localizada a 257 Km de São Luís, capital do Maranhão. O corpo da jovem Shakira dos Santos, de 20 anos, foi encontrado fora de sua tumba, na madrugada de sábado para domingo (30), onde havia sido enterrado quatro dias antes no cemitério municipal da cidade. O cadáver tinha sinais de violência sexual.
Na manhã de domingo (30), após ser alertada pelos funcionários do cemitério, a polícia foi ao local e constatou que o túmulo estava aberto, com o corpo da mulher deitado de barriga para cima. As pernas do cadáver estavam abertas, aparentando que tinha sido abusado sexualmente.
A polícia está em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na localização do autor do crime. O corpo de Shakira foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de São Luís, onde vai passar por exames.
No mesmo dia em que foi constatado o crime estava programada uma missa de sétimo dia pela memória de Shakira. Informações da polícia dão conta de que ela foi encontrada enforcada na madrugada de segunda-feira (24). A suspeita maior é de suicídio, porém um eventual assassinato não foi descartado.
A pena prevista para vilipêndio de cadáver ou suas cinzas é de três anos de prisão e multa.