Quer conferir o eclipse solar anular que acontece na tarde deste sábado (14) em Belo Horizonte com equipamentos? Isso será possível para quem for à Praça 7. O Grupo de Astronomia da UFMG estará no local a partir das 15h para uma observação coletiva. 

O grupo promete acompanhar o eclipse junto com a população interessada, através de vários métodos de observação e equipamentos. Se o céu estiver sem nuvens, os belo-horizontinos poderão conferir cerca de 50% do disco solar encoberto pela Lua.

Além disso, haverá a apresentação de imagens ao vivo do fenômeno feitas por membros de nossa equipe que estará em Parauapebas, no sul do estado do Pará, um dos melhores locais para se observar este eclipse.

Em Belo Horizonte o eclipse poderá ser visto parcialmente em Belo Horizonte na data - desde que no dia o céu não esteja nublado, obviamente. No total, o público poderá contemplá-lo por duas horas e 20 minutos. 

Confira como será o fenômeno na capital mineira: 

  • 15:37:13: Eclipse parcial começa: O momento em que a borda da Lua toca a borda do Sol é chamado de primeiro contato.
  • 16:49:33: Eclipse máximo: O ponto mais profundo do eclipse, com o Sol mais escondido.
  • 17:53:16: Eclipse parcial termina: A borda da Lua deixa a borda do Sol. (Como o Sol está próximo do horizonte neste momento, recomendamos ir a um ponto alto ou encontrar uma área desobstruída e com visão livre para oeste para a melhor visualização do eclipse).