O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quinta-feira (21) a informação veiculada mais cedo de que as 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira (22). 

De acordo com a pasta, em nota, a carga vinda da Índia, produzida pelo Instituto Serum, "será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos" e, em depois, "após os trâmites alfandegários", seguirá em um avião da aérea Azul para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

"Mais detalhes e informações sobre credenciamento de imprensa serão divulgados em breve", concluiu o texto. 

O governo brasileiro tenta desde a semana passada trazer a carga de imunizantes do país asiático. A previsão inicial era que elas estariam aqui no domingo passado (17). Contudo, o governo da Índia recuou e as autoridades brasileiras passaram a dialogar para liberar a carga.

A Índia anunciou nesta semana a exportação de vacinas para seis países, sem incluir o Brasil. Na noite dessa quarta-feira, o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Srhingla, confirmou à Agência Reuters a liberação da exportação.

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas suas redes sociais sobre a liberação das exportações da vacina e cumprimentou o ministro das relações exteriores Ernesto Araújo e os servidores do Itamaraty pelo trabalho.